quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Prêmio mundial de Fotografia

World Press Photo premia foto de soldado no Afeganistão

Jurados viram representada na foto a 'exaustão de um homem e de um país'
Uma foto que mostra a exaustão de um soldado americano encostado em um bunker no Afeganistão ganhou o prêmio World Press Photo 2008, um dos mais prestigiados concursos internacionais de fotojornalismo.
A imagem, capturada pelo fotógrafo britânico Tim Hetherington, foi tirada em 16 de setembro de 2007. O bunker foi batizado de "Restrepo", depois que um soldado com esse nome foi morto no local por insurgentes.

Tim Hetherington havia viajado ao Afeganistão para realizar um trabalho para a revista Vanity Fair.

Veja aqui as fotografias premiadas

O soldado que aparece na foto pertence ao segundo batalhão da 503ª infantaria americana, que atua para expulsar militantes no Vale do Korengal, no leste do país.
A região já foi palco de algumas das mais sangrentas batalhas ocorridas entre as tropas americanas e insurgentes do grupo Talebã.

"Esta imagem mostra a exaustão de um homem e a exaustão de uma nação", afirmou o chefe do júri, Gary Knight. "Estados todos conectados a isso. É a imagem de um homem no fim da linha", acrescentou. A competição recebeu neste ano um número recorde de 5019 candidatos de 125 países, um aumento de 12,5% em relação ao ano passado.

Do total de participantes, 59 fotógrafos de 23 nacionalidades foram premiados em dez categorias. Tim Hetherington receberá o prêmio de 10 mil euros em abril, além de uma nova câmera fotográfica. O Brasil participou do concurso com 131 fotografias, mas nenhuma delas foi premiada.

Nenhum comentário: