quinta-feira, 12 de março de 2009

2010: Palanque pode ser decidido em Montes Claros

Bancada do Norte de Minas vai lançar

Aécio candidato a presidente em reunião da Sudene; Serra mantém dianteira nas intenções de voto


Depois de ser golpeado politicamente algumas vezes pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), reage. Aécio promete dar o troco com uma manobra política que pode leva-lo ao Planalto, em 2010.


Andrey Librelon/Revista Tempo


Uma das primeiras iniciativas do governante mineiro, depois de ser “traído” por Geraldo Alckmim, que assumiu a pasta de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, deputados estaduais de Minas Gerais de vários partidos (DEM, PP, PDT e PTB) e o prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite (PMDB), fizeram valer a força do Norte de Minas.


Eles estiveram nesta quarta-feira (12) no Palácio da Liberdade para comunicar ao governador Aécio que no próximo dia 6 de abril ele terá seu nome lançado como candidato a presidente da República, quando acontece também a reunião dos governadores de Estados atendidos pela Sudene. A reunião acontece em Montes Claros.


Além dos governadores do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo (Estados também atendidos pela Sudene), deverão estar presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários ministros, incluindo Dilma Rousseff (Casa Civil), potencial candidata à Presidência da República pelo PT, que também deverá lançar, sutilmente, seu nome à presidência.

De acordo com a Agência Folha, ao ser comunicado da intenção dos políticos, em audiência formal para tratar assuntos relacionados à Sudene, Aécio não se opôs, segundo disse o prefeito Tadeu Leite (PMDB) e o deputado Arlen Santiago (PTB).


Foto (Wellington Pedro/AgMinas)


Deputados norte-mineiros fazem coro à candidatura de Aécio


De acordo com eles, Aécio apenas sorriu. "Com o apoio dele ou sem o apoio dele vamos fazer", disse o petebista Santiago. O principal problema que os políticos podem enfrentar é ofuscar e causar constrangimentos a Lula e à ministra, que devem inaugurar a unidade da Petrobras em Montes Claros.


"Temos quase um mês para pensar sobre isso", disse o prefeito. A ideia é que alguém aproveite um discurso. Além da reunião da Sudene, Lula deverá participar de outro evento na cidade.


Presente ao encontro com Aécio, o deputado Paulo Guedes (PT) que apóia o governo de Minas, informou que, se isso ocorrer diante de Lula e Dilma, algum colega petista também poderá lançar a ministra candidata.


"Nós não vamos constranger o presidente de maneira nenhuma", garantiram os políticos. Segundo ele, fazem parte dessa ação prefeitos, vereadores, deputados e outras lideranças com ou sem vínculo partidário no Norte de Minas.


Segundo noticiou a Agência Folha, a assessoria do governador, até o início da noite Aécio estava em audiências e, por isso, não pôde comentar a intenção dos políticos, que foi considerada louvável por alguns especialistas 0da região.


Aécio --que disputa com o governador José Serra (SP) a indicação do PSDB para concorrer à Presidência-- voltou a defender à tarde que o partido mobilize suas bases e "não se acomode desde já" por achar que, estando na frente das pesquisas, terá vantagem definitiva em 2010. Serra lidera as pesquisas de intenção de votos.


(Com informações da Agência Folha, em Belo Horizonte)