quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Jornalista Peré lança livro nesta quinta-feira

O experiente colega jornalista e editor do Jornal de Notícias, Luís Carlos Novaes, o Peré, lança, nesta quinta-feira 26, às 20h, na Sala Godofredo Guedes, Centro Cultural Hermes de Paula, o livro “Sapo na Muda: Meus Amigos, Meus Mortos, Meus Caminhos Tortos”.

O livro é uma coletânea de crônicas publicadas na coluna “Sapo na Muda” que, há sete anos, Peré assina no JN. São 122 páginas de puro senso jornalístico. A editora é Millennium, via Consórcio Literário Oficinas das Letras.

O lançamento do livro, que acontece logo mais à noite, será paralelo a abertura da 19ª edição da Festa Nacional do Pequi.

SERVIÇO

Data: 26/11/09 - Quinta-Feira

Local: Sala Godofredo Guedes - Centro Cultural Hermes de Paula

Horário: 20 horas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Diploma de Jornalismo e a “Bobagem legislativa”

Pessoal, não sei o que deu no blog nessa postagem. A porcaria da ferramenta não permitiu que eu desse espaçamento duplo de um parágrafo a outro, para facilitar a leitura e acompanhar as tendências da web, como o Contrapauta já faz nas postagens anteriores. Sendo assim, até que o problema seja solucionado, leiam, por favor, o texto sem o devido espaçamento, ok. Vai...

O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) chamou de “bobagem legislativa” a iniciativa de dezenas de deputados que propõem a PEC 386/09 que exige o diploma de jornalista para o exercício da profissão

Inconsequente, o dito deputado zomba da cara de nós, jornalistas. Com argumentação fajuta e sem sentido, o tal deputado baiano apresenta diversos requerimentos, numa tentativa de adiar a votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Até o momento, graças ao bom entendimento de alguns políticos, o requerimento de adiamento da votação foi rejeitado. Mas ele apresentou ainda outros dois: um para adiamento da discussão e outro para votação nominal, o que pode derrubar o resultado se não houver quorum suficiente no plenário da comissão. Coisa que, acredito, não prosseguirá.

A PEC 386/09 estabelece a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. Há quatro meses, uma “cagada” orquestrada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, Ministério Público e empresas jornalísticas derrubou a obrigatoriedade do diploma.

De acordo com o relator da PEC, deputado Maurício Rands (PT-PE), o parágrafo primeiro da proposta prevê que nenhuma lei poderá conter dispositivo que possa configurar embaraço à plena liberdade de informação jornalística, o que garantiria a previsão constitucional de liberdade de expressão.

O intruso deputado Aleluia, novamente, rebateu a proposta. Para ele, não se pode mudar a interpretação que o Supremo dá à Constituição. Como se o STF fosse uma instituição “imexível” e fora das críticas. "Vou impedir que a proposta progrida. Ou que progrida lentamente. Vou colocar pedras no caminho na frente dessa bobagem legislativa", afirmou. Lamentável a posição desse deputado.

Um deputado desses não merece ser votado e eleito novamente. Se ele não defende uma categoria tão importante que é a dos jornalistas é porque ele deve alguma coisa, teme ser investigado, pode ter prejuízos com a efetivação da PEC ou não é sensível aos anseios da sociedade.

É aquela velha história. Cada um defende o seu.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tadeu Leite no Twitter


O Contrapauta descobriu que o prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, também anda bisbilhotando a internet, conhecendo as novas tecnologias e se enveredando pelas redes sociais como o twitter. Teria o prefeito ouvido o conselho dos assessores de Barack Obama, que conseguiram muitos adeptos pelo twitter?

Outro dia vimos alguns tweets que o nosso administrador postou na sua rede social. Em um dos tweets, disse que estava testando a nova ferramenta. Mas parou por aí e sua rede social anda meio desatualizada.

O último post foi no dia 8 de outubro. Seria uma ótima oportunidade para manter uma relação aberta com a população e ouvir as demandas reprimidas. Fica aí a sugestão para você, Prefa. Pelo twitter, a população pode te seguir e saber das ações cotidianas da moderna administração municipal atual.

A Ascom já está no twitter. A oposição também. E bate sem dó.
Twittadas do Tadeu

"Conseguimos dar o maior aumento de salário da história de Montes Claros para os servidores públicos municipais."

"Mais uma surpresa vou apresentar nos próximos dias..."

"Preparando Montes Claros para o futuro..."

E por aí vamos acompanhando as celebridades de nossa cidade. Pelo twitter, por onde for...