quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Montes Claros contra a dengue

Autoridades sanitárias de Montes Claros, no Norte de Minas, estão em alerta máximo contra o avanço da dengue. A cidade tem um índice de infestação de larvas do mosquito transmissor de 5,8%, bem acima do índice aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%.

Ao fazer esta revelação, na quarta-feira, o secretário municipal de Saúde, José Geraldo Drumond, disse que a infestação demonstra que o "alto risco" de a cidade ter uma epidemia da doença nos meses de fevereiro e março, tendo em vista que os focos aumentaram muito com as últimas chuvas.

Por isso, vai intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor, estando programado para próxima semana o "Dia D de Combate à Dengue".

Fonte Portal UAI

Gotas de informações

Esse blog é diferente por vários motivos. Por postar opiniões pessoais, curiosidades, pequenas notícias e repercutir o que os blogs amigos andam divagando. Por favor, caros internautas, não se avexem. Também vamos falar sobre política, um assunto que tanto nos interessa.


Mas, por enquanto, vejamos, como diria o meu colega de blog, Délio Pinheiro, vamos pingar algumas "gotas" de informações neste blog. Sem comprometer seriamente ninguém, assim como reza a filosofia deste blog.


---------------

Moc sedia Congresso de Espeleologia

A principal cidade do Norte de Minas será sede, entre os dias 9 e 12 de julho de 2009, do 30º Congresso Brasileiro de Espeleologia. O principal tema é a Difusão da Ciência Espeleológica, com implementação de ações locais.

Quem organiza o evento é o Espeleogrupo Peter Lund - EPL e da GRUCAV – Rede Universitária de Estudos Científicos e Espeleológicos, com sede em Montes Claros.

O congresso vai contar ainda com apoio do Espeleogrupo de Brasília de Minas – EBM, do Espeleogrupo Vale do Peruaçu - EVP (Itacarambi); do Grupo de Espeleologia e Estudos Orientados de Januária - GEO e do Espeleogrupo de São João das Missões - STONE.

De acordo com a coordenação do evento, o congresso terá mais quatro abordagens, como: Espeleologia Nacional; Parque Estadual do Alto Ribeira – PETAR; Parque Nacional Cavernas do Peruaçu; Parque Estadual da Lapa Grande.

A edição do CBE marca os 40 anos da SBE e os 20 anos do EPL.


---------------


Athos no Indi?


O ex-prefeito de Montes Claros, Athos Avelino (PPS), foi indicado para assumir a diretoria do Instituto de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Indi). De acordo com informações, a bancada do Norte de Minas na Assembléia Legislativa teria deixado escapar a indicação do diretor.






O cargo é um dos mais cobiçados, já que articula novos investimentos para a área mineira da Sudene. Avelino contou com a mãozinha da vereadora Luzia Ferreira (PPS), nova presidente da Câmara Municipal de Beagá.


Se a indicação for mesmo aprovada, Athos substitui o empresário Jamil Curi, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI). A indicação deve ser anunciada nesta quinta-feira no jornal "Minas Gerais", órgão oficial do governo.


-----------------


Mameluque vai a BH


O Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Athos Mameluque (PMDB), participou de audiência com secretário de Governo de Minas, Danilo de Castro. O vereador entregou ao secretário uma carta assinada por todos os vereadores de MontesClaros, reafirmando o compromisso de sediar a reunião da SUDENE.

A reunião foi marcada para março.


Abaixo, segue, na íntegra, a carta, entregue ao secretário Danilo de Castro


Excelentíssimo Senhor Governador,


A Câmara Municipal de Montes Claros, por seu presidente, vem,respeitosamente, perante Vossa Excelência, na condição de legítima casarepresentativa do povo de Montes Claros, expor e ao final requerer o que se segue:


No próximo mês de março do corrente ano, será realizada em nosso Estado de Minas Gerais, reunião da SUDENE. Montes Claros é, incontestavelmente, a cidade pólo de nossa região, tem população aproximada de 400.000 (quatrocentos mil) habitantes, e população itinerante de aproximadamente 1.000.000 (um milhão) de habitantes, tanto assim o é que possui escritórios de diversos órgãos federais, dentre eles DNOCS, CODEVASF, além de agência do Banco do Nordeste, é sede da Associação de Prefeitos da Área Mineira da Sudene, ou
seja, demonstra intrínseca relação com a própria SUDENE.


Não obstante a tais fatos, também reúne todas as condições de segurança,sendo sede de Batalhão e da 3ª Região de Polícia Militar, conta com extensa rede hoteleira, capaz de bem receber a todos os participantes da referida reunião, além de aeroporto com capacidade para receber grande número de aeronaves e aeronaves de grande porte, contando, inclusive com vôos regulares para diversas cidades.


Nota-se, assim, que a cidade de Montes Claros dispõe hoje da melhor estrutura física, logística e administrativa para receber a reunião da SUDENE, bem como, é de interesse da cidade e de seu povo hospitaleiro,sediar a já mencionada reunião.


Assim sendo, é o presente para hipotecar o apoio da Câmara Municipal de Montes Claros, enquanto legítima representante da população montes-clarense, para que a reunião da SUDENE a ser realizada em março no Estado de Minas Gerais ocorra em nossa cidade.


Certos de sermos atendidos em nosso pleito, aproveitamos o ensejo para enviar-lhe os nossos mais altos protestos de estima e consideração.


Cordialmente, Athos Mameluque Mota, Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros