sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

NOTÍCIAS DA CIDADE

TERRA DE MINAS

ANDREY LIBRELON/GNM

O Programa Terra de Minas, que antes só mostrava as belezas do Sul de Minas, neste sábado mostra as riquezas do Mercado Municipal de Montes Claros. Revela a verdadeira culinária mineira, a exemplo do arroz com pequi e carne de sol e outros temperos que já fazem parte do cardápio norte-mineiro. Mostra ainda o trabalho de artistas e os artesãos. O programa, mas é imperdível.


SERTÃO POR TODA A PARTE
Em agosto passado, as professoras da Unimonets Telma Borges da Silva Rita de Cássia Dionísio elaboraram um projeto intitulado "O sertão está em toda parte": centenário de Guimarães Rosa. O trabalho foi submetido ao edital da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e agora foi aprovado, com verba de R$ 50.000,00. As docentes estão superfelizes com o resultado. Os detalhes da programação, que vai durar todo este ano, deve sair em breve, garante a professora Rita.

TROTE
Uma possível confusão causada por uma tentativa de trote nas Faculdades Santo Agostinho mereceu chamada no portal Uai esta semana. O site noticiou que os veteranos do curso de engenharia ambiental tentaram aplicar o trote nos novatos e foram impedidos por uma professora. E pela Polícia que, segundo os acadêmicos entraram na facu armados.

BLOG
Um dos acadêmicos que participou da “brincadeira” tirou fotos do episódio pelo celular e as publicou em seu blog na internet. Tudo não passou de uma brincadeira.

NOTA
Pelo menos 12 PMs estiveram no local e deram fim à “festa”. Em nota, a direção das faculdades Santo Agostinho considerou o episódio um fato normal. “Entre mortos e feridos, todos se salvaram”.....

KARATECAS










Os karatecas Antônio Marcos (Marquinhos) e Thiago Santos fazem luta hoje pela Copa Brasil de Karatê. Os atletas viajaram na quinta-feira para Pouso Alegre, sul de Minas, e prometem trazer medalhas.

DCE
Diego de Macedo Fróes tomou posse ontem do Diretório Central dos Estudantes da Unimontes (DCE/2008). A solenidade de posse foi no hall do prédio 2, no Centro de Ciências Humanas. O acadêmico de administração da universidade promete estudar a situação dos estudantes que deixam suas casas, famílias e sonhos em busca de qualificação na cidade.

O HOMEM QUE FAZ.... HOMENAGENS
O vereador Ademar Bicalho é indiscutivelmente o homem que faz. No ano passado, segundo balanço de jornal concorrente, o representante do povo na Câmara fechou o ano com “chave de ouro”. Foi o campeão de projetos que faz homenagem a pessoas importantes em Montes Claros. Mais uma vez, declaro, não tenho nada contra os homenageados.

BALANÇO
Segundo o site da Câmara Municipal de Montes Claros, dos 57 projetos de lei, emendas à lei orgânica do município e projetos de resolução sugeridos em 2007 pelo vereador, 12 são concessões de títulos de cidadão benemérito, medalhas de mérito e outras homenagens.

RECUO
Falando nisso, Bicalho preferiu retirar o projeto de sua autoria que vai efetivar 700 agentes comunitários, os chamados amarelinhos. Deu primazia ao projeto do terceiro andar da prefeitura. Bem mais elaborado...

FUNORTE
O treinador Paulo César Alencar comandou o primeiro coletivo da equipe júnior do Funorte esta semana. O time se prepara para amistoso, em Lagoa dos Patos, no próximo sábado. O coletivo serviu para avaliar a condição física dos atletas.

PRAÇA ESCURA
Chega a coluna dezenas de reclamações sobre a falta de iluminação na praça raiz de Montes Claros, a Doutor Carlos. Estudantes de cursinhos, moradores e usuários de coletivo deparam-se com a escuridão da praça todos os dias. Estão com medo de assaltantes, apesar da guarita da PM no local.

AINDA, LÁ
A barraquinha de salgadinhos, suco e outros derivados ainda continua atrapalhado a vida de pedestres e transeuntes ao lado do shopping pop. As 8 da manhã, a barraquinha fica rodeada de mototaxistas e vendedores que preferem fazer a primeira refeição do dia no irregular carrinho de lanches. Por onde anda a fiscalização?

Li e gostei

João Guimarães Rosa - Deus ataca bonito

O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão. E, outra coisa: o diabo, é às brutas; mas Deus é traiçoeiro! Ah, uma beleza de traiçoeiro - dá gosto! A força dele, quando quer - moço! - me dá o medo pavor! Deus vem vindo: ninguém não vê. Ele faz é na lei do mansinho - assim é o milagre. E Deus ataca bonito, se divertindo, se economiza.

(João Guimarães Rosa em "Grande sertão veredas" - Ed. Nova Fronteira, p.23.)

Cinema comentado

Filme argentino critica religião


Sexualidade e religião estão no foco da diretora argentina Lucrecia Martel, cineasta que estreou em 2001 com o instigante O Pântano. "Falo da religião católica porque é a minha educação. Poderia ter mencionado qualquer outra religião, pois creio que todas que imperam no Ocidente sejam impostas de maneira um pouco brutal sobre o corpo", alfinetou Martel.

Lembrança - As sessões do Cinema Comentado foram transferidas para o auditório do Centro Cultural Hermes de Paula. A mudança se deu pelo início das obras de reforma da Sala Geraldo Freire. Neste sábado, o Cinema Comentado mostra A Menina Santa, direção de Lucrecia Martel.
Grafiteiros invadem
cidade neste sábado

A arte de rua vai colorir alguns espaços públicos da cidade a partir deste sábado. É o que promete o projeto “150 Expressões”, que tem o objetivo de dar oportunidade ao artista de rua, os chamados grafiteiros. Os especialistas do spray vão valorizar a cultura montesclarense.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Pegou pesado


Jornal Hoje, Bom dia Brasil e até o Fantástico pegaram pesado esta semana. Parecia uma série narcisista. A nova minissérie da Globo, Queridos Amigos, de Maria Adelaide Amaral, que estreou na segunda-feira, mereceu inserção em quase todos os meios da emissora. Mas a inclusão de programa que se deu de maneira mais estranha, e que chamou a atenção dos telespectadores, aconteceu no último domingo, quando Pedro Bial, ao vivo, comentou a formação de um paredão da oitava edição do BBB com a jornalista Patrícia Poeta. Isso em pleno andamento do programa jornalístico. Quem esperava mais uma chamada floreada para uma matéria/denúncia, peculiar do Fantástico, perdeu o fio da meada. Foi surpreendido com a entrada brusca de Bial.

Outro lapso memorável da emissora, se é que podemos denominar assim, foi percebido logo nas primeiras edições do reality show, quando o tão respeitado Jornal Nacional deu destaque, durante sua edição, aos “heróis da nave mãe”. Bons motivos para não assistir aos super-heróis do Bial que expõem suas fragilidades pessoais para ganhar 1 milhão não faltam.

Traço aqui uma linha de raciocínio para aqueles que fazem comentários ácidos e doces sobre o programa. Existem pelo menos três linhas de pensamento ou tipos de pessoas que maldizem o BBB. A primeira linha se estende aos que não assistem e ainda assim comentam. A segunda, dos que assistem apenas para falar mal. E, terceiro, a linha mais desprezível, daqueles que assistem, dizem que não, mas acabam se entregando quando alguém conta detalhes de algum episódio irônico ou sarcástico ocorrido na casa.

Na faculdade, sempre fui orientado a não assistir ao programa, apesar de ser uma opção fácil de se tomar. Bastaria eu desligar a TV ou ficar zapeando os canais até encontrar uma programação melhor, cultural. Também nunca me disseram que era um programa cult, mesmo assim quis assistir por curiosidade. Não me surpreendi.

Poucos sabem, mas o reality show é uma janela para se discutir a relação humana. Em pequena escala, mas é. 14 pessoas comuns se expõem ao preço de 1 milhão. Você teria coragem? O programa não me acrescenta nada. Só nos toma o tempo. Melhor ler um livro. Mas, afinal, o que nos ensina o BBB? Psicólogos, jornalistas, pensadores, sociólogos. O que eles realmente acham sobre o programa? Seria uma boa oportunidade para a análise do comportamento de cada participante na vida alheia? Meio duvidoso. Melhor ficarmos de olho no que os meios querem nos vender. Eu tenho minha posição. Não quero saber da vida de ninguém. Isso já seria pegar pesado de mais.