sexta-feira, 17 de julho de 2009

Marçal eterniza história de Montes Claros em livro de fotografia em P&B

O fotógrafo da prefeitura de Montes Claros, Fábio Marçal, teve a oportunidade de trabalhar durante um ano e meio com o ex-prefeito Mário Ribeiro e seu irmão Darcy. Experiência que poucos profissionais tiveram.

Valorizando o trabalho do profissional da imagem, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) se prepara para o lançamento do livro "Dois irmãos", previsto ainda para este semestre. Detentor de várias imagens de Montes Claros, ganham destaque no livro personagens ilustres como os irmãos Mário e Darcy Ribeiro.

(foto: MICHELLE TONDINELI)

Fábio Marçal: experiência no instante decisivo

Em entrevista ao O Norte, Marçal lembra que trabalhou durante um ano e meio com os irmãos Ribeiro. "A pontualidade era algo essencial para doutor Mário; se o evento era marcado para às seis horas, às seis horas ele estava lá esperando", recorda.

O livro possui ainda textos de pessoas próximas aos dois irmãos, como Genival Tourinho, Reinine Canela, a própria esposa de Mário, dona Jacy Ribeiro, o reitor da Unimontes, Paulo César Almeida, e o vice-reitor João Canela; Vilma Silva do departamento de história da Universidade, a neta dos Ribeiro, a jornalista Maria Ribeiro, Artur Veloso, entre outras.

O livro é todo em P&B. "A capa mostra o morro-símbolo da cidade de Montes Claros, chamado Dois Irmãos, com isso eu tive a ideia de juntar o nome do morro com eles dois. O livro em preto e branco é devido à época vivida por eles, pois antes eu precisava revelar as fotos e tinha o quarto escuro e toda a química", argumenta o fotógrafo.

DIFICULDADES

Fábio Marçal explica que teve muitas dificuldades para conseguir ajuda e contribuição para publicar o livro. Ele comenta que as pessoas desprezavamo trabalho e diziam que não havia necessidade da existência do livro. "A minha intenção é fazer um acervo de toda a história da cidade, para mostrar o que já foi feito pela cidade. Durante 15 anos tenho tentado publicá-lo, sendo muito difícil. Só em 1996 eu consegui no departamento de história da Unimontes esta ajuda e do pessoal do jornal Hoje em Dia, que me ajudaram nas montagens. Eles viram o material e gostaram", destaca.

O fotógrafo prevê a publicação das imagens na internet. A previsão é que seja criado um banco de dados para que todos tenham acesso à história da cidade.

(*) Com informações da repórter Michelle Tondineli

TOP BLOG

O Blog do Librelon foi indicado, entre milhares, para participar de votação dos 100 melhores blogs do país.

Se você acha que o Blog vale à pena estar entre os melhores, fique à vontade para dar seu parecer. Favorável, é claro...



quarta-feira, 15 de julho de 2009

Brasileirão, nos aguarde


enviada por e-mail
China Azul, infelizmente não deu.
Mas o Brasileirão está aí.
Vamos ter muitas alegrias ainda...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Prefeito destaca importância de conselheiros para a cidade

Fábio Marçal

O prefeito Luiz Tadeu Leite deu posse nessa quinta-feira aos membros dos Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) e de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES).

Durante discurso, Leite destacou a importância do papel a ser desenvolvido pelas duas entidades, dentro da proposta da atual administração.

“Esperamos idéias e sugestões dos integrantes do COMTUR para explorarmos as potencialidades turísticas e do Conselho de Desenvolvimento, queremos propostas para aumentar a geração de empregos e renda, o que irá melhorar a qualidade de vida do montes-clarense”, afirmou Tadeu Leite.

A posse foi na sala de reuniões do gabinete, na tarde desta quinta-feira, 09, com as presenças da vice-prefeita, Cristina Pereira, do secretário de Governo, Sérgio Amaral e do presidente da Câmara, Athos Mameluque.

Turismo

O Comtur tem o objetivo de assessorar a administração municipal nos assuntos ligados ao desenvolvimento do turismo em Montes Claros, com representantes da iniciativa privada e poder público municipal.

O CMDES tem função de deliberar sobre a concessão de incentivos fiscais para a instalação de novas empresas, em Montes Claros e tem representação do poder público municipal e de entidades.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Edgard Santos Filho destacou a importância dos conselhos para a estruturação e definição das políticas públicas municipais.

“Pedimos empenho de todos para o sucesso dos trabalhos e agradecemos a confiança do prefeito Tadeu Leite”, salientou.

OS EMPOSSADOS - COMTUR

Representantes do poder público: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Edgard Santos Filho; suplente, Raul Soares da Fonseca. Planejamento e Coordenação, titular, Rosa Maria Oliveira Ferreira. Governo, titular, Aroldo de Souza; suplente, Edmilson Guimarães. Cultura, titular, Silvana Mameluque Mota; suplente, Rita de Cássia Soares. Divisão de Turismo, titular, Sebastião Teixeira Malheiros; suplente, Luciene Azevedo Freitas.

Representantes da Sociedade Civil: Unimontes, titular, Raquel Helena de Mendonça; suplente, Carla cristina Barbosa. ACI, titular, Antônio Silvério Paculdino; suplente, Rita de Cássia Oliveira Bichara. Associação Norte-mineira de Turismo Rural e Ecoturismo, titular, Cibele Athayde Ribeiro. Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, suplente, Fernanda Aline Dias Rodrigues. Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, titular, Maria das Graças de Almeida (Gal Bernardo); suplente, Andrey Librelon. Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, titular, Tarcísio Edmar Rosa; suplente, Vivaldo Gomes da Silva. Associação das Empresas de Transportes Coletivos e Urbanos, suplente, Jaqueline Conceição Camelo. Câmara dos Dirigentes Lojistas, titular, Luiz Ernanni Meira; suplente, Carlos Pinto Corrêa Júnior. Agências de Viagens, titular, Esmeraldo Pizarro Filho; suplente, Antônio Carlos Fonseca Ribeiro.

Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES)

Representantes do Poder Público: Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, titular, José Vicente Medeiros. Fazenda, titular, Elzon Ernani Pereira; suplente, Getúlio Mendes Aguiar. Planejamento e Coordenação, suplente, Diego Flávio Carvalho Pereira.

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, titular, Edgard Santos Filho; suplente, André Mori. Câmara Municipal, titular, Ildeu Maia; suplente, Edwan Carlos de Quadros. Representantes da Sociedade Civil: Câmara de Dirigentes Lojistas, titular, Humberto Souza Lima; suplente, Wandi Milton Ribeiro. Central Única dos Trabalhadores, suplente, Delmiro Ferreira de Almeida. ACI, titular, Geraldo Drumond; suplente, João Paculdino Ferreira e Federação das Indústrias de Minas Gerais, titular, Ariolvaldo de Melo Filho e suplente, Adauto Marques Batista.