quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Igreja em Ação

CAAD promoverá rua de Lazer inclusiva na Vila Guilhermina

A Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (CAAD) realizará neste sábado, dia 10, das 8 às 13 horas, na rua São José, 68, Vila Guilhermina, a “Rua de Lazer Inclusiva”.

O programa é idealizado pela Primeira Igreja Evangélica Pentecostal “O Brasil Para Cristo” e conta com o apoio da Prefeitura, através do CAAD, 140º Grupo Escoteiro Imaculada Conceição, secretarias de Saúde e Esportes, Cesec, fanfarra do Colégio Tiradentes e escolas especiais como Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Abdias Dias de Souza, Capelo Gaivota, Associação dos Autistas (Anda).

As atividades terão parceria da Associação de Promoção e Ação Social (APAS), presidida por Stela Gleide Matins Leite, primeira dama.

De acordo com a coordenadora do CAAD, Elizabeth Amaral, o evento terá responsabilidade social, como passaporte para a inclusão. “Sendo assim, a comemoração do Dia das Crianças conta com o apoio de todas as entidades, com doações de brinquedos, lanches, tenda para conferir pressão e glicose, esporte adaptado e desfiles na comunidade da Vila Guilhermina. A população está sendo convidada a participar da programação, que tem ainda como objetivo conscientizar quantro à responsabilidade social de cada um. “Toda ajuda é bem vinda”, afirmou.

A Rua de Lazer será diferenciada, proporcionando a inclusão das crianças e adolescentes com deficiência. Durante o dia, poderão participar das mais diferentes atividades, como prática esportiva, com cama elástica, futebol, vôlei, peteca e totó, gincanas, apresentação de palhaços, e, ainda, carrinho de algodão doce, picolés, lanches, lembrancinhas, brinquedos, músicas e outras atrações.
CAAD é um segmento da Secretaria de Desenvolvimento Social, que visa orientar, formular e implementar políticas públicas, buscando ações integradas intersetoriais, assegurando a inclusão das pessoas com deficiência e suas famílias.

O objetivo da CAAD é assegurar os direitos sociais da pessoa com deficiência, criar condições para promover sua autonomia e inclusão social, incentivar os órgãos do poder público a trabalhar juntos nas políticas sociais e estimular ações que levem a integração familiar comunitária no exercício da cidadania.

Fonte: Ascom/PMMC

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Gotas

Palmas para o coordenador do curso de jornalismo da Funorte, Elpídio Rocha Neto. Soube conduzir e equilibrar bem a 7ª Semana da Comunicação com a presença de jovens jornalistas e feras já consagrados do mundo da comunicação, como Maurício Lara e Alécio Cunha.

Baixa
O evento foi impecável. O ponto baixo foi a ausência de alguns profissionais da categoria. Uma pena. Deveriam ter prestigiado o evento de tamanha importância.

Pampulha
É esperada com bastante euforia, assim como a reforma do Ginásio Poliesportivo, a revitalização da Lagoa da Pampulha. Há comentários de que o revellon seja realizado naquele que considero ser cartão postal da cidade.

Vôlei
O Montes Claros deu show de entusiasmo, garra e força de vontade para vencer o torneio relâmpago Globo Minas, no último final de semana. O time promete.

Cobertura
A Imprensa local deve ficar atenta. Principalmente aquela setorizada que cobre esportes em geral. Deve-se dar importância a todos os esportes. As notícias do Funorte, por exemplo, andam meio apagadas ultimamente. E o Karatê? E o futsal? E os campeonatos amadores? Estamos de olho...

Cobertura II
E por falar em cobertura... Boa foi a iniciativa do time de vôlei montesclarense que sorteou o nome de jornalistas para enviar informações do time que, recentemente, jogou na Argentina. O jornalista Christiano Jilvan foi enviado especial do JN e do blog Deveneta.

Francisco Dumont
A prefeitura de Francisco Dumont bem que podia articular com o Ministério do Turismo para investir na cidade. Os atrativos turísticos naturais, um chamariz para turistas, falam por si. Mas o aspecto da cidade deve ser melhorado. Deve-se criar também uma programação cultural diversificada, com música regional, concursos de culinária e outras cositas mas.

Francisco Dumont II
É bom lembrar que as obras de revitalização e duplicação da BR -135 deve dar um gás novo à cidade. Diminuir o número de lombadas dentro da cidade já seria um bom começo.

Administração
Começa nesta terça-feira o I Congresso Norte Mineiro de Administração, coordenado pelas Faculdades Santo Agostinho. Estão previstas as participações de Marcos Cobra, Ômar Souki entre outros. As palestras acontecem no auditório do campus II das Faculdades Santo Agostinho.


Exigência do diploma pode voltar

Relatório sobre PEC dos jornalistas deve ser apreciado no dia 7 de outubro

Com mobilizações e debates prosseguindo nos estados, o movimento pelo restabelecimento da exigência de diploma de curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão se amplia. Na quarta-feira (30 de setembro) o deputado Maurício Rands (PT/PE) protocolou seu relatório sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09, que deverá ser apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados no dia 7 de outubro. A FENAJ pede empenho dos apoiadores desta luta para sensibilizar membros da CCJC pela aprovação da proposta.

Desde 17 de junho, quando o STF julgou que a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão é inconstitucional, a mobilização pela manutenção deste requisito, que já ocorria antes do julgamento, vem crescendo. No dia 22 de setembro um debate na Universidade de Marília (Unimar), promovido junto com a Regional Bauru do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, reuniu profissionais jornalistas, professores e o presidente da OAB Marília, Carlos Alberto dos Santos Mattos, que enfatizou que a entidade como um todo (Conselho Federal, Seção São Paulo e sub-seções pelo Estado) reprova a decisão do STF.

No dia 23, estudantes, jornalistas e professores de Vitória da Conquista (BA) ocuparam as principais ruas da cidade numa manifestação com panelas, roupas de cozinheiros, apitos, cartazes e gritos de protestos. No mesmo dia, mesmo com chuva, os 67 anos do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul foram marcados por uma manifestação em defesa do diploma na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre (RS). Nesta terça-feira (29), houve outro debate, desta vez na Universidade de Araraquara (Uniara), promovido com conjunto com a Regional Ribeirão Preto do SJSP.

Relatório está pronto

A informação de que o relatório sobre a PEC 386/09 está concluído e deve ser apreciado pela CCJC da Câmara no dia 7 de outubro foi divulgada em reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma ocorrida nesta terça-feira (29). Na reunião foi definida a coordenação da Frente, com a deputada Rebecca Garcia (PP/AM) como presidente, os deputados Paulo Pimenta (PT/RS) e Emiliano José (PT/BA) como 1º e 2º Vices, respectivamente, e com a deputada Lídice da Mata (PSB/BA) como secretária.

“O momento é propício para que os Sindicatos de Jornalistas e apoiadores do movimento em defesa do diploma intensifiquem contatos para sensibilização dos membros da CCJC da Câmara pela aprovação da PEC”, orienta o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade.

Encaminhe você também uma mensagem de apoio à PEC dos Jornalistas. A lista dos parlamentares que integram a CCJC está disponível aqui.

Fonte: Fenaj