sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A VEZ DOS BLOGS

Textos, fotos, vídeos bizarros, idéias um tanto quanto malucas e avassaladoras. Partidários, a - partidários, inovadores, tradicionais. Tudo isso está na internet, mais especificamente nos blogs. O novo jeito de deixar clara as opiniões, percepções sobre o mundo, sobre a vida particular ou cotidiana se estabeleceu há 10 anos na internet. Quem detinha um blog era diferente, pra frente. Hoje são mais de 133 milhões de blogs no mundo.

No início, muitos questionaram sua credibilidade (até hoje) pela sua facilidade de criação e exposição. Lembro-me do blog do jornalista Ricardo Noblat (Blogdonoblat), que certa vez pautou os grandes jornais do País ao revelar evidências do esquema do mensalão, em 2005.
Os blogs não se transformaram apenas mais numerosos e insossos, mas cheios de conteúdos e idéias. O exemplo do Noblat é o exemplo mais claro sobre isso. Deixou de figurar entre milhares para ser espelho. Virou notícia.

Com a facilidade, gratuidade e rapidez os blogs saem mais em conta. Hoje, gasta-se burros de dinheiro para se construir um site do seu gosto. Um site bem feito exige-se estudo, técnica e avaliação de viabilidade.

Um blog, não. Precisa ter nome, amplitude. Ser conciso. A credibilidade ganha-se com o tempo. A febre dos blogs, principalmente no meio jornalístico, vem da liberdade de expressão suprimida na mídia. Na blogosfera pode-se falar o que quer de tal político, como ele age nos bastidores de uma campanha eleitoral e tal. Na contramão da democracia, pode-se transformar numa ação viral, como aconteceu nas últimas eleições em Montes Claros, quando as caixas de e-mails ficaram lotadas de spans eleitorais.

Mas num universo tão gigantesco, como distinguir os milhões de blogs poucos inspirados daqueles que você nunca mais vai conseguir viver sem ler. Na edição do dia 15 de novembro, a revista “Época” listou 80 blogs mais acessados, do ponto de vista cultural, político da ciência e tecnologia. 50 deles são brasileiros, 20 internacionais.
A lista não é mais um ranking, mas serve de agulha magnética para facilitar a vida de internautas que desejam ingressar na blogosfera.


------------------

CONTRAPAUTA INDICA
Seguem alguns blogs interessantes que, permitam-me, são considerados os mais bacanas da atualidade.

http://www.drpepper.com.br/
http://www.efetividade.net/
http://www.irmaosbrain.com/
http://www.hipopotamozine.com/
http://www.tedouumdado.virgula.com.br/
http://www.fazcaber.com.br/

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Atriz sul-coreana é condenada à prisão por adultério



Uma das grandes celebridades do país, Ok So-ri admitiu ter tido um caso. Ela afirmou que lei viola direitos humanos; Justiça recusou argumento.

A atriz sul-coreana Ok So-ri sai de julgamento em Goyang, perto de Seul, nesta quarta-feira (17). Uma das celebridades mais famosas do país, ela foi condenada a oito meses de prisão por adultério. A atriz admitiu ter tido um caso extraconjugal com um cantor pop, mas tentou que a Justiça aceitasse sua petição, na qual afirma que a lei que criminaliza o adultério viola os direitos humanos. Seu pedido foi negado. (Foto: Reuters)

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Wellington Dias deixa o Funorte

Jogador deve ajudar Funorte a subir e volta ao Brasilienze

Na divulgação dos planos do pentacampeão candango para a próxima temporada, na tarde de segunda-feira, o ex-senador e empresário Luiz Estevão, anunciou a surpreendente volta do meia-atacante Wellington Dias, de 31 anos.



Um dos maiores ídolos da curta história do Jacaré graças à temporada espetacular de 2002, como vice-artilheiro no vice-campeonato da Copa do Brasil e campeão e artilheiro no título da Série C do Campeonato Brasileiro, o antigo xodó da torcida amarela retornará dois anos depois de ser dispensado. Sem jamais repetir o futebol brilhante de 2002, Wellington Dias ainda sofreu duas contusões graves pelo Brasiliense até ser dispensado quatro anos depois.



Desde então, acumulou passagens apagadas por clubes emergentes, como Guaratinguetá e Atlético-GO, ou times de divisões de acesso. Neste ano, disputou a primeira divisão do Campeonato Mineiro pelo Guarani de Divinópolis e a segunda do Goiano pelo vice-lanterna Iporá. Com a apresentação do Jacaré prevista para 26 de dezembro, Wellington Dias ainda briga para subir na terceirona mineira pelo vice-líder Funorte, de Montes Claros.



“É um grande jogador, sem dúvida alguma. Um talento muito grande. Hoje, considerando o grande estado físico e psicológico é uma aposta”, confessou Luiz Estevão, que revelou ter visto três jogos recentes do meia-atacante. “Nem nos tempos do Brasiliense ele esteve tão bem”, disse Estevão, durante entrevista coletiva.