sexta-feira, 20 de junho de 2008

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota segue na íntegra

A Prefeitura de Montes Claros vem a público esclarecer ação da Policia Federal em suas instalações, na manhã desta sexta-feira (20), cumprindo mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal. A Operação ocorre simultaneamente em todo o Brasil, em centenas de municípios, com vistas a análise de documentos para subsidiar investigação do Ministério Público Federal. Em todos esses municípios estão sendo analisados processos de licitação referentes a convênios celebrados com a União, dentre eles, os que têm como objeto obras e serviços de engenharia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Sobre a ação, o prefeito Athos Avelino, que despachou normalmente em
seu gabinete, tem a destacar:

1º) Não há nada a esconder na Prefeitura de Montes Claros, principalmente em relação à aplicação dos recursos públicos, onde os processos se dão de forma absolutamente transparente.

2º) Todos os arquivos e documentos estão à inteira disposição para
verificação e foi determinado aos nossos técnicos colaboração
irrestrita com as incursões e informações necessárias para auxiliar na
investigação.

3º) No caso particular de Montes Claros, os recursos provenientes do
PAC ainda não tiveram seus gastos iniciados, aguardando finalização
dos processos de licitação.

4º) Finalmente, o prefeito Athos Avelino entende ainda que todas as
ações que visem fiscalizar a aplicação de recursos públicos são
bem-vindas e devem ser incentivadas por todos os gestores.

CQC NO CONGRESSO, JÁ!


MANCHETES DO DIA



- Tiroteio à luz do dia volta a sacudir o cidade Cristo Rei

Jornal volta a relatar possível troca de tiros dentro do bairro, na zona Norte da Cidade





- Facções disputam controle do tráfico

O Gazeta traz como principal chamada reportagem informando a disputa pela venda de drogas e a prisão de traficantes pela Rotam e Rocca. Uma pistola taurus PT 765 foi apreendida; Dois suspeitos foram presos, informa o jornal.




- Audiência da 135 no dia 30

A manchete do JN trata sobre a definição da data de audiência pública que deve definir os principais termos para a licitação da obras de reforma da BR-135; a chamada de primeira informa que em alguns trechos da pista pode haver duplicação.

PF faz operação na prefeitura de Moc

Agentes da Polícia Federal (PF) fazem uma operação de combate ao desvio de verbas para obras públicas em Minas Gerais. Desde o início da manhã desta sexta-feira estão sendo cumpridos cerca de 300 mandados de prisão, busca e apreensão em cidades da região metropolitana e interior do estado.
Entre as prefeituras investigadas estão Montes Claros, Contagem, Ibirité, Nova Lima, Formiga, Vespasiano, Ribeirão das Neves e Divinópolis.

Ao menos mil policiais participam da ação. Eles cumprem 231 mandados de busca e apreensão e 38 de prisão em sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, além do Distrito Federal.

A investigação policial resultou na desarticulação de um esquema criminoso de desvio de verbas públicas destinadas, principalmente, à construção de casas populares e estações de tratamento de esgoto em vários municípios.

Mais tarde novas informações.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Brasil não sabe quais laboratórios
guardam o vírus da pólio
Plano da OMS explica que o primeiro passo para evitar que vírus escapassem era realizar um levantamento



SÃO PAULO - O Brasil ainda desconhece o número de laboratórios que trabalham com o vírus da
poliomielite ou que guardam material que possa estar infectado pelo microorganismo. O poliovírus é causador da paralisia infantil, erradicada no Brasil e nas Américas desde 1994, em razão de seguidas campanhas de vacinação, como a que ocorreu no último domingo. Mas a existência de vírus armazenados traz risco de reintrodução da doença, se não forem tomados os devidos cuidados nos laboratórios.

Em 1999, a Assembléia Mundial de Saúde reiterou o compromisso da Organização Mundial da Saúde para erradicar a poliomielite e recomendou a todos os Estados membros, incluindo o Brasil, que empreendessem esforços para a contenção do poliovírus selvagem de laboratórios.

Plano da OMS, finalizado em 2002, explicou que o primeiro passo para evitar que vírus escapassem dos laboratórios era realizar um levantamento de unidades que trabalham diretamente com pesquisas que utilizam o poliovírus, ou que têm amostras guardadas que podem estar contaminadas sem as instituições saberem, como fezes e água de esgoto coletadas para análises até o momento em que havia circulação do vírus nos países.

O poliovírus é transmitido de pessoa para pessoa, pelo contato com secreções ou fezes do doente. Fabiane Leite, de O Estado de S. Paulo

Leia reportagem completa na edição desta sexta-feira, 20, de O
Estado de S. Paulo

Inverno chega sexta


O clima pode ficar mais agradável em Montes Claros a partir da noite de hoje (20), quando tem início a estação mais rigorosa do ano: o inverno. Nas últimas semanas os norte-mineiros acompanharam as baixas temperaturas provocadas não por fenômenos como o El niño e La niña, mas por ondas frias vindas do oceano.

De acordo com os institutos de meteorologia, a temperatura pode cair de maneira significativa. Pela manhã os termômetros devem marcar 30ºC e à noite 11ºC. A dica é tirar o melhor agasalho do guarda-roupa e curtir o frio ao lado da pessoa amada. (foto/Pedro Silveira/O Tempo)

quarta-feira, 18 de junho de 2008

"Estou mais bonita agora", diz atriz de "Pantanal" Ingra Liberato



MIGUEL ARCANJO PRADOda


Folha Online



Três anos depois de decidir morar no Rio, vinda de Salvador, sua terra natal, a atriz Ingra Liberato se tornou sucesso nacional, com apenas 23 anos, na pele da personagem Madeleine, par romântico de José Leôncio (Paulo Gorgulho), na primeira fase de "Pantanal".
Divulgação
Atriz Ingra Liberato, de "Pantanal" posa para foto em tempos atuais
Com a reprise da novela pelo SBT desde a semana passada, a atriz vive novamente, aos 41 anos, o sucesso da trama, que tem deixado a emissora de Silvio Santos em
terceiro lugar.
Há sete anos, Ingra vive em Porto Alegre (RS), desde que se casou com o músico gaúcho Duca Leindecker, 38, líder da banda Cidadão Quem, com quem tem um filho, Guilherme, 4.
Além de "Pantanal", a atriz pode ser vista no filme "Valsa para Bruno Stein", de Paulo Nascimento, em cartaz no Rio e em São Paulo, com o qual ganhou o Kikito de melhor atriz no Festival de Gramado 2007.
A Folha Online conversou com a atriz para saber o que ela está achando da reprise do folhetim 18 anos depois de sua realização e descobrir o que ela fez nesse tempo. Leia a entrevista:

Ingra Liberato (Madeleine) e Paulo Gorgulho (José Leôncio) atuam na novela "Pantanal"


Folha Online - Você está assistindo a "Pantanal" no SBT?Ingra Liberato - Já vi alguns capítulos na semana passada. É uma novela que, sem dúvida, foi importante e marcou época na TV brasileira e na vida de todo mundo que participou dela. Antes, eu tinha feito uma participação pequena em "Tieta", na Globo, e esse foi meu primeiro papel de destaque. E só não imaginava que ela seria reprisada e cairia na boca do povo 18 anos depois. As pessoas estão comentando nas ruas comigo. Acho que a novela terá um crescente de público, como foi da primeira vez.


Folha Online - A que você atribui o sucesso de "Pantanal"?Liberato - Naquela época, a Manchete estava fazendo uma novela de qualidade e isso foi um impulso para a emissora. Eu me lembro que teve até um boom na venda de antenas parabólicas no interior do Brasil, onde o sinal da Manchete não pegava muito bem. Todo mundo queria ver a novela. "Pantanal" trouxe para a TV um Brasil que ninguém mostrava. E, claro, tem o apelo do nu, mas acho que ele combina com o clima paradisíaco da novela.
Reprodução/Divulgação/SBT
Ingra Liberato (Madeleine) e Carolina Ferraz (Irma) interpretam duas irmãs em "Pantanal"


Folha Online - E como fica a questão da vaidade ao se ver na tela 18 anos mais jovem?Liberato - Eu vou te dizer sinceramente, sem falsa modéstia: eu acho que estou mais bonita agora, acho que com o tempo a gente vai ficando mais sofisticada. Se bem que tem o fator da juventude e de viço de energia jovem. Eu adorei as minhas cenas. Eu não esperava que eu tivesse tão à vontade. Lembro que na época eu estava muito preocupada, porque tinha a responsabilidade de contracenar com a Natália Thimberg e o Sérgio Britto [que interpretam os pais de Madeleine na trama]. Eu não tinha material nenhum e fiquei muito feliz em ver aquilo de novo.


Folha Online - O ator José de Abreu [que integrou o elenco de "Pantanal"] levantou a questão sobre o pagamento pelo SBT aos profissionais que atuaram na trama. Você já recebeu o seu cachê pela reprise?Liberato - Estou falando com uma pessoa do SBT que está procurando todo mundo para regularizar a situação dos pagamentos. Eles declararam isso no site, que querem pagar. Eu acredito. O problema é que é algo difícil, já que é preciso levantar os contratos de cada um. E isso é muito complicado, porque quase ninguém guardou cópia do contrato, a moeda na época era outra, o Brasil tinha uma inflação enorme. A gente ganhava muito dinheiro num dia e no outro não valia nada.




Folha Online - O que você fez depois de "Pantanal"?Liberato - Depois eu fiz a novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão", na qual fui protagonista. A novela deu muito certo no interior do Brasil. Depois eu resolvi criar cavalos no interior de São Paulo. Fiquei quatro anos afastada da dramaturgia. Depois resolvi voltar e fiz a minissérie "Decadência", na Globo, e alguns filmes, já que meus pais sempre trabalharam com cinema. Depois fiz a Mina, em "O Clone", na Globo, e fiz também "Essas Mulheres", na Record. Desde outubro do ano passado, estou na peça "Inimigas Íntimas", ao lado de Fernanda Carvalho Leite e com direção de Nestor Monastério. E atualmente estou em cartaz no filme "Valsa para Bruno Stein", com o qual ganhei [o prêmio de melhor atriz em] Gramado.
Folha Online - Você quer voltar para as novelas?Liberato - Convites são sempre bem vindos, depende do convite (risos).


Folha Online - Você teve algum envolvimento com o Paulo Gorgulho, seu par em "Pantanal"?Liberato - Não! Éramos apenas amigos. Só beijei a boca dele na novela (risos).




Articulações para a Copa do Mundo

O governador Aécio Neves se encontrou, nesta quarta-feira (18/06), no Palácio das Mangabeiras, com Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, maior jogador de todos os tempos. Pelé será um dos homenageados pelo governador momentos antes da partida entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, hoje, no Mineirão. (Agencia Minas)


Crédito: Wellington Pedro/Imprensa MG

terça-feira, 17 de junho de 2008

Quem votou a favor de mais impostos

Deu na Folha de hoje (para assinantes): Carga tributária brasileira é a maior da história!Neste início de ano, foi atingida a marca histórica de 38,90% do PIB! Trocando em miúdos: R$ 258,90 bilhões, apenas no primeiro trimestre, entre janeiro e março.Ou seja, mesmo com o fim da CPMF a carga tributária brasileira AUMENTOU!

Para ser mais exato: 1,87 % em relação a 2007. Novamente em dim dim, o governo fatura agora R$ 37,15 bi a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, faturou em apenas três meses o que levava um ano para faturar com a finada CPMF.

A pergunta que não quer calar: por que os nobres congressistas e governo querem arrancar ainda mais o couro da população e dos empresários do Brasil? Incompetência, gastos extras ou descontrole da corrupção? Os iludidos que imaginam que isso é "justiça social" para punir a classe alta, média ou os empresários, tirem o cavalinho da chuva.

Se esquecem que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Isto é, do cidadão que vai pagar mais pelas mesmas coisas que consumia antes. Ou você pensa que inflação é uma história da carochinha?Não seja otário, nobre internauta. Anote e espalhe pela rede os nomes de quem votou a favor da nova CPMF.

Vamos boicotar esses caras onde mais dói neles: nas urnas!..::..

Partido Comunista do Brasil (PC do B)
Aldo Rebelo (SP)
Alice Portugal (BA)
Daniel Almeida (BA)
Edmilson Valentim (RJ)
Evandro Milhomen (AP)
Flávio Dino (MA)
Jô Moraes (MG)
Manuela DÁvila (RS)
Osmar Júnior (PI)
Perpétua Almeida (AC)
Renildo Calheiros (PE)
Vanessa Grazziotin (AM)
Partido da República (PR)
Airton Roveda (PR)
Aracely de Paula (MG)
Chico Abreu (GO)
Chico da Princesa (PR)
Dr. Adilson Soares (RJ)
Giacobo (PR)
Inocêncio Oliveira (PE)
Jaime Martins (MG)
José Santana de Vasconcellos (MG)
Leo Alcântara (CE)
Lincoln Portela (MG)
Lucenira Pimentel (AP)
Luciano Castro (RR)
Lúcio Vale (PA)
Marcelo Teixeira (CE)
Marcio Marinho (BA)
Maurício Quintella Lessa (AL)
Maurício Trindade (BA)
Milton Monti (SP)
Neilton Mulim (RJ)
Nelson Goetten (SC)
Valdemar Costa Neto (SP)
Vicente Arruda (CE)
Vicentinho Alves (TO)
Wellington Fagundes (MT)

Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Ademir Camilo (MG)
Brizola Neto (RJ)
Dagoberto (MS)
Damião Feliciano (PB)
Davi Alves Silva Júnior (MA)
Giovanni Queiroz (PA)
João Dado (SP)
Marcos Medrado (BA)
Mário Heringer (MG)
Paulo Pereira da Silva (SP)
Pompeo de Mattos (RS)
Sérgio Brito (BA)
Vieira da Cunha (RS)
Wolney Queiroz (PE)

Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
Alexandre Santos (RJ)
Aníbal Gomes (CE)
Antônio Andrade (MG)
Antonio Bulhões (SP)
Átila Lins (AM)
Carlos Alberto Canuto (AL)
Carlos Bezerra (MT)
Celso Maldaner (SC)
Cezar Schirmer (RS)
Cristiano Matheus (AL)
Darcísio Perondi (RS)
Edio Lopes (RR)
Edson Ezequiel (RJ)
Eduardo Cunha (RJ)
Elcione Barbalho (PA)
Eliseu Padilha (RS)
Eunício Oliveira (CE)
Fátima Pelaes (AP)
Fernando Diniz (MG)
Fernando Lopes (RJ)
Flávio Bezerra (CE)
Gastão Vieira (MA)
Geraldo Pudim (RJ)
Geraldo Resende (MS)
Henrique Eduardo Alves (RN)
Hermes Parcianello (PR)
Ibsen Pinheiro (RS)
Íris de Araújo (GO)
João Magalhães (MG)
João Matos (SC)
Joaquim Beltrão (AL)
Jurandil Juarez (AP)
Leandro Vilela (GO)
Luiz Bittencourt (GO)
Marcelo Almeida (PR)
Marcelo Castro (PI)
Marcelo Melo (GO)
Maria Lúcia Cardoso (MG)
Marinha Raupp (RO)
Mauro Benevides (CE)
Mauro Lopes (MG)
Mendes Ribeiro Filho (RS)
Moacir Micheletto (PR)
Natan Donadon (RO)
Nelson Bornier (RJ)
Nelson Trad (MS)
Odílio Balbinotti (PR)
Olavo Calheiros (AL)
Osmar Serraglio (PR)
Osvaldo Reis (TO)
Paulo Henrique Lustosa CE)
Paulo Piau (MG)
Pedro Chaves (GO)
Pedro Novais (MA)
Professor Setimo (MA)
Rita Camata (ES)
Saraiva Felipe (MG)
Solange Almeida (RJ)
Tadeu Filippelli (DF)
Valdir Colatto (SC) Vital do Rêgo Filho
Wladimir Costa (PA)
Zé Gerardo (CE)
Zequinha Marinho (PA)

Partido dos Trabalhadores (PT)
Adão Pretto (RS)
Angelo Vanhoni (PR)
Anselmo de Jesus (RO)
Antônio Carlos Biffi (MS)
Antonio Carlos Biscaia (RJ)
Antonio Palocci (SP)
Beto Faro (PA)
Cândido Vaccarezza (SP)
Carlito Merss (SC)
Carlos Abicalil (MT)
Carlos Santana (RJ)
Carlos Zarattini (SP)
Cida Diogo (RJ)
Dalva Figueiredo (AP)
Décio Lima (SC)
Devanir Ribeiro (SP)
Dr. Rosinha (PR)
Eduardo Valverde (RO)
Elismar Prado (MG)
Eudes Xavier (CE)
Fátima Bezerra (RN)
Fernando Ferro (PE)
Fernando Melo (AC)
Francisco Praciano (AM)
Gilmar Machado (MG)
Guilherme Menezes (BA)
Henrique Afonso (AC)
Henrique Fontana (RS)
Iran Barbosa (SE)
Iriny Lopes (ES)
Janete Rocha Pietá (SP)
Jilmar Tatto (SP)
Jorge Bittar (RJ)
José Airton Cirilo (CE)
José Eduardo Cardozo (SP)
José Genoíno (SP)
José Guimarães (CE)
José Mentor (SP)
Joseph Bandeira (BA)
Leonardo Monteiro (MG)
Luiz Bassuma (BA)
Luiz Couto (PB)
Luiz Sérgio (RJ)
Magela (DF)
Marco Maia (RS)
Maria do Carmo Lara (MG)
Maria do Rosário (RS)
Maurício Rands (PE)
Miguel Corrêa (MG)
Nazareno Fonteles (PI)
Nelson Pellegrino (BA)
Nilson Mourão (AC)
Odair Cunha (MG)
Paulo Pimenta (RS)
Paulo Rocha (PA)
Paulo Teixeira (SP)
Pedro Eugênio (PE)
Pedro Wilson (GO)
Pepe Vargas (RS)
Reginaldo Lopes (MG)
Sérgio Barradas Carneiro (BA)
Tarcísio Zimmermann (RS)
Vander Loubet (MS)
Vicentinho (SP)
Vignatti (SC)
Virgílio Guimarães (MG)
Walter Pinheiro (BA)
Zé Geraldo (PA)
Zezéu Ribeiro (BA)

Partido Humanista da Solidariedade (PHS)
Felipe Bornier (RJ)
Miguel Martini (MG)

Partido da Mobilização Nacional (PMN)
Silvio Costa (PE)
Partido Progressista (PP)
Benedito de Lira (AL)
Ciro Nogueira (PI)
Eduardo da Fonte (PE)
Eliene Lima (MT)
Eugênio Rabelo (CE)
George Hilton (MG)
Gladson Cameli (AC)
João Leão (BA)
João Pizzolatti (SC)
José Otávio Germano (RS)
Lázaro Botelho (TO)
Luiz Fernando Faria (MG)
Márcio Reinaldo Moreira (MG)
Mário Negromonte (BA)
Nelson Meurer (PR)
Neudo Campos (RR)
Pedro Henry (MT)
Ricardo Barros (PR)
Roberto Britto (BA)
Simão Sessim (RJ)
Vilson Covatti (RS)
Waldir Maranhão (MA)

Partido Republicano Brasileiro (PRB)
Cleber Verde (MA)
Léo Vivas (RJ)
Marcos Antonio (PE)
Walter Brito Neto (PB)
Partido Social Cristão (PSC)
Costa Ferreira (MA)
Deley (RJ)
Eduardo Amorim (SE)
Filipe Pereira (RJ)
Hugo Leal (RJ)
Takayama (PR)

Partido Socialista Brasileiro (PSB)
Ana Arraes (PE)
Ariosto Holanda (CE)
Átila Lira (PI)
B. Sá (PI)
Beto Albuquerque (RS)
Ciro Gomes (CE)
Dr. Ubiali (SP)
Eduardo Lopes (RJ)
Fernando Coelho Filho (PE)
Givaldo Carimbão (AL)
Laurez Moreira (TO)
Lídice da Mata (BA)
Manoel Junior (PB)
Marcelo Serafim (AM)
Márcio França (SP)
Maria Helena (RR)
Ribamar Alves (MA)
Rodrigo Rollemberg (DF)
Sandra Rosado (RN)
Valadares Filho (SE)
Valtenir Pereira (MT)

Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
Alex Canziani (PR)
Armando Abílio (PB)
Arnon Bezerra (CE)
Augusto Farias (AL)
Jovair Arantes (GO)
Luiz Carlos Busato (RS)
Nelson Marquezelli (SP)
Paes Landim (PI)
Pastortd Manoel Ferreira (RJ)
Paulo Roberto (RS)
Pedro Fernandes (MA)
Sérgio Moraes (RS)
Tatico (GO)

Partido Trabalhista Cristão (PTC)
Carlos Willian (MG)

Partido Trabalhista do Brasil (PT do B)
Vinicius Carvalho (RJ)

VALEU A PENA PERDER TEMPO LISTANDO TODOS OS NOMES... UFA! MAS VAMOS BOICOTÁ-LOS

É TUDO OU NADA


segunda-feira, 16 de junho de 2008

MEC aponta a formação de quase 28 mil jornalistas



Segundo levantamento do MEC, 27.969 mil jornalistas foram formados em 534 cursos de jornalismo espalhados pelo Brasil. O dado é referente à última pesquisa feita pela instituição, em 2006. A FENAJ contesta o número: a estimativa da organização é de que entre 7 e 8 mil jornalistas são formados todos os anos.

Para Sérgio Murilo de Andrade, presidente da FENAJ, uma relação entre o número de estudantes que ingressam nos cursos de jornalismo e o número de concluintes deve ser feita. “Muitos estudantes ingressam nos cursos de jornalismo, mas, em muitos casos, menos da metade conclui”, afirma Andrade.

O número de interessados pela área jornalística vem crescendo. O último vestibular da Fuvest mostrou que jornalismo foi o curso mais concorrido, com mais de 2500 inscritos para apenas 60 vagas.

Os formandos são muitos, ao contrário das vagas no mercado de trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho, 1297 vagas foram criadas em 2006. no ano seguinte houve um crescimento, com 1409 vagas. Mas esse aumento ainda é pequeno para o número de jornalistas que são formados anualmente.

Os recém-formados se deparam com um mercado diverso, mas as redações estão cada vez mais enxutas. O jornalista que tinha uma função específica, agora trabalha em diversas funções, como pauta, reportagem, entre outras.

Assessoria de imprensa e comunicação interna é um mercado que oferece mais vagas. “Vejo que o mercado é restrito para quem quer trabalhar em redação. A maioria dos meus colegas de classe está trabalhando em assessoria de imprensa”, afirma Bruno Calixto, recém formado pela UNESP, e repórter da ONG Amigos da Terra. (Comunique-se.com.br)


Dados
Jornalistas formados anualmente Universidades Federais 1.942
Universidades Estaduais 621
Universidades Municipais 888
Univ. e faculdades particulares 13.004
Instituições Comunitárias, Confessionais e Filantrópicas 11.514
Cursos de jornalismo Universidades Federais 40
Universidades Estaduais 22
Universidades Municipais 17
Univ. e faculdades particulares 296
Instituições Comunitárias, Confessionais e Filantrópicas 159

Fonte: MEC - Ministério da Educação, 2006