quinta-feira, 24 de abril de 2008

DE VOLTA À DITADURA?

Luta pelo meio-passe tem estudantes presos

Clima de tensão. Um cenário de verdadeira “guerra”. O encontro do movimento estudantil entre representantes da prefeitura municipal, que era para ser em tom pacífico, quase acabou se transformando em tragédia.
Pedras, pedaços de paus com pregos e muito empurra-empurra. Insatisfeitos por não terem sido recebidos pelo prefeito para discutir a polêmica proposta de meio-passe, líderes estudantis tentaram ocupar o prédio da prefeitura.
Acabaram sendo contidos por policiais da elite da Polícia Militar que tentavam abafar o grito e a pressão de jovens e adolescentes. A manifestação terminou com saldo negativo. Pelo menos nove líderes estudantis, entre representantes dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, foram algemados e conduzidos para DP. (Foto: Andrey Librelon)

domingo, 20 de abril de 2008

Enxaqueca

Mulheres com enxaquecas têm maior risco de derrames e infartos


É um típico caso de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Mulheres com enxaquecas semanais têm um risco maior de ter um derrame. E aquelas que têm a doença, mas crises menos freqüentes, têm maiores chances de ter um infarto. Quem afirma é um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos durante a Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, em Chicago.

A “aura” é um sintoma comum nas crises de enxaqueca, geralmente acompanhada de uma intensa aversão a luz. Não são todas as pessoas com a doença, no entanto, que vêem auras. E essas não parecem estar sob maior perigo.

Kurth e sua equipe acompanharam por 12 anos 27.798 mulheres, todas profissionais da área da saúde com 45 anos ou mais. Nenhuma delas tinha qualquer doença cardiovascular no início do estudo, mas 3568 tinham enxaqueca – 65% delas com crises menos de uma vez ao mês; 30% com eventos mensais e 5% com dores semanais.

Durante os 12 anos, houve 706 acidentes vasculares cerebrais (AVCs), 305 infartos e 310 derrames. As mulheres que tinham enxaquecas semanais, de acordo com o cientista, tinham três vezes mais chances de ter um derrame. As que tinham menos de uma crise por mês, no entanto, tinham uma vez e meia a mais chance de ter um infarto. O neurologista pretende agora tentar descobrir se medicar a enxaqueca reduz o risco cardiovascular.

A enxaqueca é uma doença neurológica e não significa a mesma coisa que “dor de cabeça forte”. Embora as dores sejam o sintoma mais característico do problema, há outros fatores envolvidos que precisam ser tratados por um neurologista. (Fonte: G1.com.br)