terça-feira, 30 de setembro de 2008

Triplo Marques


Foto da capa do livro foi publicada em vários veículos

Os três irmãos Alan, Lula e Sérgio Marques contam em detalhes como realizaram algumas das principais fotos de suas carreiras, que ilustraram as páginas dos principais jornais do país em "Caçadores de Luz - Histórias de Fotojornalismo".

Desde percalços na Guerra de Angola até a cobertura de acidentes aéreos no meio da mata, passando pelas campanhas presidenciais, do governo Sarney até os dias de hoje, os reconhecidos e premiados repórteres-fotográficos acompanham e registram o dia-a-dia do mundo político sempre num ângulo singular, transformando em imagem os acontecimentos que marcam a história recente do país.

Leitura essencial para estudantes de jornalismo.

NÃO FIQUE DE FORA DESSA

Não! Fiscalize os políticos eleitos, acompanhe o que acontece na Prefeitura e os projetos que estão em debate e votação na Câmara Municipal. Apresente sugestões ao vereador que você ajudou a eleger. Entre em contato pessoalmente, por carta, telefone ou e-mail com o prefeito e os vereadores do seu município.

SHOPPING
A direção do shopping ainda não divulgou, não se sabe o motivo, mas o local experimenta movimento acima das expectativas esperadas. Com algumas potencialidades, o shopping descobriu, tarde, que ainda havia demanda reprimida. É só chegar lá, numa quinta-feira, e perceber o movimento.

CONCORRÊNCIA
Espera-se que a briga por clientes seja saudável entre o shopping center e o ibituruna Center. Esse último deve abrir as portas para a população ainda este ano.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PELO BEM DA SOCIEDADE

Mais de 70% da população brasileira quer jornalista com diploma

A pesquisa de opinião nacional FENAJ/Sensus, divulgada ontem (22), em Brasília, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), registra que a grande maioria da população brasileira é a favor da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Dos dois mil entrevistados em todo Brasil, 74,3% se disseram a favor do diploma, 13,9% contra e 11,7% não souberam ou não responderam.

Os dados foram muito comemorados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e pelos sindicatos de jornalistas. Para o presidente da FENAJ, Sergio Murillo de Andrade, este é melhor apoio que a campanha poderia obter e o resultado da pesquisa renova as forças dos que estão lutando pela regulamentação profissional. "Esses números da pesquisa FENAJ/Sensus mostram que a população brasileira tem a real dimensão da importância do jornalismo para o País e que quer receber informações de qualidade, apuradas por jornalistas formados".

Murillo afirmou, também, que esses dados ficam ainda mais importantes com a proximidade da votação da exigência do diploma pelo STF e espera que ministros percebam o desejo da sociedade. "O STF tem a chance de mostrar à população que anda junto com seus anseios, reconhecendo que jornalismo precisa ser feito por profissionais com formação teórica, técnica e ética e que o jornalismo independente e plural é condição indispensável para a verdadeira democracia".

A Pesquisa FENAJ/Sensus quis saber, também, o que a população acha da criação do Conselho Federal dos Jornalistas. Para a pergunta: o sr. (a) acha que deveria ou não deveria ser criado um Conselho Federal dos Jornalistas, para a regulamentação do exercício da profissão no País – como as OAB's para os Advogados e os CREA's para os Engenheiros, o resultado foi que 74,8 % acham que o Conselho deveria ser criado, 8,3% que não deveria ser criado, para 6,5% depende e 10,4% não sabem ou não responderam.

A última pergunta relacionada ao tema foi sobre a credibilidade das notícias. Parte dos entrevistados, 42,7%, disseram que acreditam nas notícias que lêem, ouvem ou assistem, 12,2% que não acreditam, 41,6% que acreditam parcialmente e 3,5% não sabem ou não responderam.

A Pesquisa foi realizada de 15 a 19 de setembro, com dois mil questionários aplicados em cinco regiões brasileiras e 24 estados, com sorteio aleatório de 136 municípios pelo método da Probabilidade Proporcional ao Tamanho – PPT. A margem de erro é de mais ou menos 3%.

Fonte: FENAJ

domingo, 28 de setembro de 2008

RÁPIDAS DO FDS

PRESTÍGIO
Aécio Neves já gravou cerca de 360 depoimentos nessas eleições. Metade deles fora do estado. Na região, poucos foram os candidatos a serem citados em campanhas de TV gravadas pelo mineirinho.

SEMANA DA PAZ
A Semana da Paz, destinada ao público evangélico montes-clarense, se transformou em verdadeiro curral eleitoral. Causou ogeriza o aproveitamento de políticos que fizeram campanha no meio cristão.

10%
Duas porções de cinco reais, mais dois refrigerantes de dois reais. Garçom na Semana da Paz queria cobrar R$ 20 reais deste jornalista. Com certeza, esperteza não é uma virtude divina.

ELEIÇÕES
Dizem as más línguas que os nobres políticos só suam a camisa em época de eleições. Vai argumentar...


Como diz toda às segundas o nobre jornalista Marcelo Taz, do CQC: "Eles estão a solta, mas nós estamos correndo atrás"

O Palácio da Liberdade foi aberto para visitação guiada, neste domingo (28/09), que se iniciou com a troca de guarda do regimento que cuida da segurança do Complexo de Palácios e o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Dentro do Palácio, o trajeto da visita inclui 30 cômodos e dura em média 15 minutos, com início no Hall da Escadaria, em estilo art-nouveau, que foi toda fabricada na Bélgica.

Foto Lúcia Sebe/Secom MG


Evangélicos declaram apoio a Athos

A Semana da Paz, aberta na terça-feira (23), encerrou neste domingo (28) com a apresentação da cantora gospel Cassiane. O público compareceu de maneira expressiva nas últimas três noites, com a apresentação do ex-vocalista da banda Olodum, Lázaro, na sexta-feira, Comunidade de Nilópolis, no sábado e com a participação da cantora Cassiane, no domingo.

As apresentações musicais aconteceram na Praça dos Jatobás, onde foram montadas barraquinhas evangélicas, ao estilo Carnamontes, e um grande palco, onde foram realizadas as apresentações, orações e rápidos sermões pelos pastores.

O evento gospel é uma reivindicação da população evangélica de Montes Claros, mas o projeto só foi efetivado, através de lei municipal, a menos de uma semana das eleições. O projeto foi encaminhado para o executivo em 2002 e aprovado esse ano pelo prefeito Athos Avelino.

Antes e depois dos shows, pastores e organizadores do evento usaram o microfone para testemunhar que a Semana da Paz era uma oportunidade de “mostrarmos à nossa cidade as obras que Deus tem realizado em nossas vidas”.

Eleições

Os músicos e organizadores do evento, bem como a banda Comunidade de Nilópolis, do Rio de Janeiro, declaravam, especialmente, nas músicas, a conquista da criação do Dia do Evangélico - dia 27 de setembro – por uma administração municipal não evangélica e,claramente, o seu apoio ao candidato Athos Avelino (PPS) pela aprovação da lei. O vocalista de Nilópolis, o Bispo Marcus Vinicius, ao homenagear o prefeito Athos, extrapolou: “Você é bonitão. Vou te dar um beijo na boca”.

Dezenas de candidatos a vereadores de várias coligações circularam entre o público gospel. O candidato Ruy Muniz (DEM) chegou ao final da apresentação e cumprimentou o público que se dispersava. Os evangélicos que se divertiram com as apresentações musicais comemoraram a possibilidade de ver a realização de um evento de maior porte, no ano que vem.

VEJA AQUI AS FOTOS DO EVENTO