sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gotas de Informações do FDS

Champions League I

A Globo venceu a Record na batalha pelos direitos de transmissão em TV aberta da Liga dos Campeões da Europa. O acordo previa que a Band também poderia transmitir um jogo às quartas-feiras, desde a fase de grupos da competição.

O jogo entre Inter e Bayern será transmitido neste sábado (21), à partir das 15h45 pela TV Globo. Imperdível.

Champions League II

A perda dos direitos para a Globo foi um duro golpe para a Record, que obtinha com a Liga dos Campeões uma grande audiência no horário dos jogos. Os direitos adquiridos pela TV Globo, no valor de 1,5 milhão de dólares por temporada, começaram a valer em setembro de 2009, quando teve início a edição 2009/2010 da Liga dos Campeões. O acordo com a Uefa inclui ainda internet e telefonia móvel.

Passa a régua e fecha as ‘portas’

Uma das casas mais importantes da história do Rio de Janeiro e da música brasileira, o Caneção, fechou as portas. Depois de 39 anos de briga, a Justiça devolveu o prédio para a UFRJ, localizada em Botafogo, um dos bairros mais nobres da Zona Sul do Rio.

Só lamento

A título de curiosidade, shows como o do guitarrista George Israel, Edu Lobo, Sandra de Sá e a peça teatral Melhores do Mundo Futebol Clube, marcados para este mês, foram cancelados. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, lamentou a decisão da reitoria, já que a casa era viável economicamente.

Por falar nisso

Pessoal, já passou da hora de Montes Claros, maior cidade do norte de Minas ter uma casa de shows bacana ou mesmo um teatro que receba eventos de grande porte. Enquanto isso não acontece, auditórios de faculdades e de órgãos institucionais ganham notoriedade na prestação desse serviço.

Morre Frank Frazetta

O ilustrador norte-americano, autor de personagens como Conan e Tarzan, morreu aos 82 anos. O artista teria sofrido um AVC (acidente vascular cerebral). Suas primeiras histórias foram publicadas em 1944, quando ele era apenas um adolescente de 16 anos.

Playboy 3D?

Como se não bastasse a intromissão do photoshop no tratamento e manipulação das imagens das modelos, a revista agora inventa a leitura em 3D. Assim vai ficar banal. Até a Preta Gil poderá posar.

Qualidade

A UFMG lançou esse mês uma pesquisa pela internet que vai avaliar a qualidade de vida dos belo-horizontinos. A pesquisa vai observar ainda as condições de acessibilidade a locais de interesse de mobilidade urbana da população. Fica aí a SUGESTÃO para uma possível parceria entre a Unimontes e a MCTrans.

A Magia do Twitter

Esta semana fui surpreendido com convite para fazer parte do microblog do prefeito Luiz Tadeu Leite. Acreditei ser mais um fake e minha suspeita não estava errada. Em nota, sua assessoria confirmou que não se tratava do próprio usuário.

A Magia do Twitter II

Por falar em Tadeu, o Tadeuzinho, mais candidato que nunca, seguindo conselhos, certamente, aderiu essa semana ao microblog. Vale lembrar que o Twitter foi a ferramenta da web mais utilizada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, como estratégia de campanha. Ele venceu as eleições. Precisa dizer mais alguma coisa?

A Magia do Twitter III

Poucos jornalistas e até mesmo empresas da cidade ainda não se atinaram ou ainda não tiveram ‘coragem’ de se aventurar nessa não tão nova ferramenta de network, marketing.

A Magia do Twitter IV

Por falar no passarinho azul mais famoso do mundo, o Twitter é a ferramenta de comunicação que mais cresce no mundo. O Brasil já é um dos cinco países que mais acessam o serviço.


Tapetão e inconstância tiram Funorte da elite do Mineiro

Diferentemente do que foi divulgado anteriormente, o Funorte não estará mais na elite do futebol mineiro em 2011. Uma série de fatores influenciou na perda do título do Módulo II e, principalmente, a classificação do time.

A subida histórica tão esperada do único representante de Montes Claros entre os melhores clubes mineiros não foi desta vez. Um dos motivos que levou o time a deixar escapar a classificação foi simples: a ausência de vitórias, mesmo dentro de casa.

Diante da torcida, o time perdeu, empatou, perdeu, empatou fora de casa e ficou por isso mesmo. Infelizmente, não fez o dever de casa. A mesma história do Cruzeiro. O time azul vacilou e deu no que deu. Perdeu o mineiro e a classificação para a semi-final da Libertadores.

Com o Formigão não foi diferente. Com um elenco fraco, com suas excessões, o time não rendeu o que deveria e comemorou antes da hora e acabou sendo surpreendido no "tapetão", ou melhor, na Justiça.

Para se ter uma ideia, Montes Claros não tem um representante há 12 anos no futebol mineiro. No ano passado, a pedra no sapato foi o Teófilo Otoni, que fez bonito no campeonato. Esperamos que as coisas mudem, jogadores sejam trocados e que uma parceria mais sólida com um grande clube seja feita pela diretoria, que tem trabalhado incansavelmente.

Se o Funorte tivesse subido, a crônica esportiva garantiria que a pressão para a implementação do Estádio Municipal, que está virando lenda, seria mais imponente e com respaldo. Não será desta vez que veremos Cruzeiro, Atlético e América-MG jogando nos toscos gramados de nossa cidade.

Mas o sonho não acabou.

(Foto: Xu Medeiros)

Ideias de "Ouro" reúnem jornalistas e profissionais afins

Essa semana recebi mais um convite, espero que desta vez cumpra o compromisso, para a edição de maio de uma das iniciativas mais bacanas do momento que envolve comunicação, jornalismo, ideais, troca de experiência, cases de sucesso e caras bons.

É o projeto "Golden Troca Ideias", iniciativa do colega jornalista e publicitário Paulo César Júnior, o famoso PCezinho. Na edição passada, dando o pontapé inicial, o convidado estreante foi o jornalista e coordenador do curso de Jornalismo das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), o professor Elpídio Rocha Neto.

O próximo convidado é o editor de esportes do Jornal de Notícias, Christiano Jilvan. Tio Chris, como é conhecido carinhosamente entre os colegas jornalistas, também é assessor de comunicação da Unimontes e, atualmente, mantêm um dos blogs mais visitados do momento. Em minha última passada por lá, já eram contabilizados mais de 30 mil acessos. Prova de que a palestra será imperdível.
O convite está feito!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Demissões no Hoje em Dia expõe precarização da profissão

Reproduzo aqui, na íntegra, texto do blog da Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas Gerais, cuja abordagem diz respeito à demissão de jornalistas, como o Carlos Lindenberg, grande conhecido dos colegas do norte de Minas, na semana passada pelo jornal. Segue o texto...

"A exemplo do que acontece cotidianamente em todos os cantos do país, mais uma vez a mão pesada do arbítrio e da voracidade patronal desaba sobre jornalistas mineiros. Na tarde do dia 14 passado, foram sumária e grosseiramente demitidos do jornalHoje em Dia os companheiros Carlos Lindenberg, Rogério Perez, Eduardo Murta, Maria Eugênia Lages, Oridana Panicalli e Tarcísio Duarte, que exerciam cargos de chefia na redação do veículo, onde trabalhavam há cerca de vinte anos.


O motivo alegado para as demissões foi o de sempre: a hipotética necessidade de adequação do veículo às exigências do mercado, para tornar o Hoje em Dia mais competitivo e assim aumentar o número de vendas do impresso. Foi o que afirmou o novo diretor-presidente do jornal, Sidney da Silva Costa, na tentativa de afastar o clima de apreensão e insegurança instalado na redação com o desligamento destes antigos companheiros.

De fato, as mudanças ocorridas no Hoje em Dia e a proposta de trabalho apresentada pela nova chefia de redação – cujo eixo é o aumento da produtividade, do lucro –, expõem a precarização das relações de trabalho dos jornalistas. Se de um lado está o interesse dos patrões de aumentar seus dividendos, do outro está a necessidade de investimento em infra-estrutura, tecnologia e pessoal para que estes objetivos sejam alcançados.

Entretanto, na lógica patronal, o meio mais fácil e rápido para aumentar seus lucros é o aprofundamento da exploração sob a classe trabalhadora. É por essa razão que a Oposição Sindical dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais propõe que a diretoria do Hoje em Dia assine já um termo aditivo garantido a estabilidade dos jornalistas durante este período de transição, enquanto amplia o número de profissionais na redação, cria um plano de cargos e salários, aumenta sua frota de veículos, números de celulares disponíveis aos repórteres e investe em tecnologia da informação, para que as novas exigências da empresa sejam atendidas sem que sejam sacrificados os direitos dos trabalhadores da notícia".

Em nota, a direção do Jornal afirmou que Carlos Lindenberg não perderá seu vínculo com o HOJE EM DIA, já que manterá a sua coluna diária na editoria de Política.

domingo, 16 de maio de 2010

Montes Claros na elite do Futebol Mineiro


Assim como o time de Vôlei, Montes Claros terá também representante do Norte de Minas na elite do futebol mineiro. Na tarde deste domingo (16), o Funorte Esporte Clube (FEC) apenas empatou com o Tombense em 1x1 para subir de módulo.

O time iniciou sua história quando era formados por jogadores Universitários, participando de competições locais e regionais.

Em 2003, o Funorte disputou o campeonato amador de Montes Claros. Em 2004, a equipe foi a principal investidora e incentivadora dos Jogos do interior de Minas (Jimis) e a equipe de futebol de campo sub-17 sagrou-se campeã com mais de 100 cidades disputando a competição.

Em seguida, vieram os títulos dos Jogos universitários de Montes Claros, os quais a equipe foi tetracampeã na modalidade de futebol, em 2003, 2004, 2005 e 2006. Logo depois, a equipe do Funorte disputou os Jum’s – Jogos universitários mineiros em 2006, em Divinópolis e foi vice-campeã mineira. Em 2007, a equipe disputou novamente os Jum’s em Moc e terminou a competição em terceiro lugar.

Em 2007 o Funorte filia-se a Federação Mineira de Futebol, e desde então passava a disputar o campeonato em nível profissional em quatro categorias, infantil, juvenil, juniores e profissional e a cada ano que se passa vem alçando novos vôos no cenário esportivo de Minas Gerais e do Brasil.

Em 2007, que a diretoria decidiu por alojar e definir como sendo o Centro de Treinamento do clube a antiga Fabrica da Aymoré no distrito Industrial de Montes Claros.

Em maio de 2009, o Formigão comemorou dois anos de fundação, com um nome respeitado na história do futebol MontesClarense e Mineiro.

A equipe fundada pelo professor e deputado estadual Ruy Muniz é conhecida em toda Minas Gerais, principalmente após a conquista do título mineiro da segunda divisão em 2008, garantindo o acesso para o campeonato mineiro da primeira divisão, módulo B, além de neste mesmo ano de 2008 conquistar o título de campeão mineiro do interior com a equipe de Juniores, terminando o campeonato em terceiro lugar geral, atrás somente do América(MG) e Atletico(MG), ficando inclusive à frente do poderoso Cruzeiro.

PARABÉNS AO FUNORTE