quinta-feira, 24 de julho de 2008

Gêmeas de três meses são encontradas mortas no berço pela mãe

Uma dupla tragédia deixou de luto os moradores da cidade de Jacutinga, no Sul de Minas. Na manhã da última quarta-feira, as irmãs gêmeas Taís Ribeiro Lisboa e Letícia Ribeiro Lisboa, de apenas três meses de idade, foram encontradas mortas no berço pela mãe. Os bebês estavam com a boca suja de espuma e virados um para o outro.

Em depoimento prestado à Polícia Civil da cidade, a mãe das meninas, Lucimara Ribeiro, de 30 anos, disse que amamentou as filhas na terça-feira à noite e foi dormir. Quando acordou, na manhã seguinte, ela encontrou os bebês sem vida. Ainda segundo a mãe, as meninas nasceram prematuras de sete meses e sofriam de refluxo.


De acordo com o delegado que comanda as investigações, Artur Augusto Ribeiro da Silva, os pais não serão considerados suspeitos nesse primeiro momento. “Foi coletado material dos bebês para saber se houve envenenamento, mas pelos depoimentos, a princípio, o que aconteceu foi uma dupla tragédia”, pontua.

A Polícia Civil irá aguardar o laudo conclusivo do Instituto Médico Legal (IML) de Pouso Alegre para definir os rumos da investigação. O resultado deverá sair nos próximos dias. Um laudo parcial do IML já determinou que a causa da morte das meninas foi asfixia por sufocação, o que sustentaria a tese de refluxo levantada pela família.

(com Portal Uai)

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Copasa terá que adequar sistema de esgoto em Januária

Atendendo ao pedido do Ministério Público estadual (MPE), a Justiça de Januária, no Norte de Minas, determinou que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) reduza os valores cobrados pelos serviços de esgotamento sanitário na cidade, ao patamar de 20% do valor efetivamente cobrado pela tarifa de água consumida dos domicílios ligados à sua rede de esgoto.

Além disso, a Justiça estabeleceu multa diária de R$ 25 mil, até no máximo 30 dias, caso a Copasa não cumpra com a decisão.Os promotores de Justiça responsáveis pela Ação Civil Pública (ACP), Hugo Barros de Moura Lima e Felipe Gomes de Araújo, alegaram que a empresa causa poluição hídrica da região, especialmente no Rio São Francisco, ao despejar nele o esgoto sem tratamento.Segundo a ACP, além de não realizar o efetivo tratamento do esgoto coletado, a empresa cobra pelo serviço tarifa equivalente a 90% do valor da tarifa pelo fornecimento de água.

Entenda o caso

A Copasa possui concessão para exploração do serviço público de água e esgoto em Januária até o ano de 2014, mediante prévia autorização legislativa. No contrato previu-se a implantação de todo o sistema de captação e tratamento do esgoto doméstico gerado na cidade.

No entanto, a empresa não implantou o sistema, embora ainda explorasse os serviços que lhe foram concedidos, efetuando apenas a coleta através das redes coletoras instaladas em cerca de 20% dos domicílios do Município. Apesar de não prestar o serviço contratado na sua integridade, ou seja, apenas coleta do esgoto sem tratamento preliminar, a Copasa ainda cobrava por esse serviço.

Fonte (http://www.pgj.mg.gov.br/)

Google descarta ataque hacker em ‘apagão’ do Orkut

Diretor da empresa afirma que problema registrado na segunda-feira foi interno.‘Órfãos’, internautas foram a blogs e ao Twitter para reclamar do problema

O Google descarta a possibilidade de um ataque externo, realizado por hackers, ter causado problemas no site de relacionamentos Orkut na tarde desta segunda-feira (21). “Ainda não identificamos a causa do problema e, para isso, estamos fazendo um diagnóstico completo. Mas já sabemos que foi uma questão interna”, afirmou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.


Segundo o executivo, o comportamento atípico do site já foi normalizado. Apesar disso, alguns internautas ainda encontram instabilidade ou não conseguem acessar suas páginas.
Depois de os internautas relatarem estranhezas na tarde de segunda (veja aqui algumas dessas reclamações), o serviço passou por uma manutenção “não-periódica” – esse termo indica que ela não havia sido programada. Durante o período de “apagão”, um texto na página inicial informava que seria possível acessar o site novamente entre 24 horas e 48 horas.


Como conseqüência do problema, Ximenes afirma que as mudanças realizadas pelos internautas em seus perfis na segunda-feira podem ser invalidadas. Assim, é provável que as alterações tenham de ser feitas novamente. A empresa pode divulgar ainda nesta terça uma nota explicando detalhes sobre a pane no serviço de redes sociais.

AgitoLogo que começaram a notar a indisponibilidade da página, os usuários correram para outros sites — blogs e Twitter, por exemplo — para reclamar do problema. As manifestações também foram muitas quando a rede voltou: alguns comemoraram, enquanto outros criticaram quem não sabe viver sem Orkut.

domingo, 20 de julho de 2008

Criança com 24 horas de vida encontrada em matagal

Com sintomas de hiportemia, criança foi atendida pelo Samu

CONFIRA O VÍDEO SOBRE O ASSUNTO

Uma criança com menos de 24 horas de vida foi encontrada jogada num matagal, no bairro Delfino Magalhães, na manhã deste domingo, ás 7h20. A criança do sexo feminino foi encontrada enrolada num pano com sintomas de hipotermia (quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal) e picadas de formiga no rosto. Os primeiros atendimentos foram feitos ainda no local por uma Unidade Básica do Samu (UBS).

De acordo com os enfermeiros que fizeram os procedimentos, o corte do cordão umbilical da criança dava sinais que tinha sido feito por um leigo, sem a utilização adequada de instrumento cirúrgico especializado.

O coordenador médico do Samu, Ênius Freire Versiane, informou que, pelo estado de saúde apresentado, a criança teve que ser medicada logo. Sem nome, a criança foi levada para o hospital Universitário Clemente de Faria (HU), onde foi internada. Ninguém do HU foi encontrado para comentar.

A Polícia Militar que também esteve no local foi acionada por Bethânia Pereira de Jesus. Os PMs registraram somente registraram a ocorrência.