sexta-feira, 17 de agosto de 2007

EM TEMPO...

Reprodução/Fábio Motta/AE

ESSO DE FOTOGRAFIA
Esta semana, o repórter fotográfico Fábio Motta, da Agência Estado, flagrou o seqüestro de um empresário por supostos policiais federais. Deve emplacar o prêmio Esso de Fotojornalismo. As fotos ganharam destaque e foi sub-manchete do Estadão. Pra quem não viu seguem as fotos...

TUDO A VER
Em 21 anos do Criança Esperança, foram arrecadados rios de dinheiro. Mais de R$ 176 milhões foram investidos 5 mil projetos sociais. O problema é que ninguém viu e nem mesmo a imprensa divulgou, nem a Globo. No Teleton, do SBT, Sílvio Santos "mata a cobra e mostra o pau".

VOZ DO BRASIL
O jornalista Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás, criticou o programa radiofônico Voz do Brasil. Conforme ele, a agência está apenas armando palanque para promover políticos. Será que por aqui é diferente? Para Bucci, a agência precisa de um reexame rigoroso.

IMPOSIÇÃO
Atualmente, o programa é transmitido em cadeia nacional entre 7 e 8 da noite. Talvez uma flexibilização da regra que impõe a obrigatoriedade do programa seria interessante. Senão, podemos começar a duvidar dos seus serviços.

TREM DA ALEGRIA
Um grande trem da alegria está pronto para ser votado na Câmara. O projeto vai proporcionar estabilidade a servidores que atualmente são passíveis de demissão e transformar em funcionários públicos efetivos trabalhadores temporários que não foram submetidos a concurso público.

TREM DA ALEGRIA II
Nessa brincadeira, 60 mil servidores no governo federal vão ganhar estabilidade. No segundo semestre, cerca de 200 mil temporários serão beneficiados. A proposta deve ir a votação em breve. Não há tempo nem pra contestar!

DEU NO CORREIO
O Ministério Público Federal (MPF) ganhou esta semana, em segunda instância, recurso sobre a ação civil pública que garante a possibilidade de os transexuais de todo o País fazerem cirurgia de ‘transgenitalização’ pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tem hora que a Justiça brasileira vai longe por uns direitos.

MÍNINOS DETALHES...
A ação civil pública foi fundamentada com base nos direitos à saúde, à dignidade humana, no direito à identidade sexual e no direito à igualdade, explica o procurador regional da República, Paulo Leivas.

SEM-ESPAÇO
A representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marina Santos, foi excluída de uma imagem publicada no Jornal da Câmara essa semana, em Brasília. O diretor do Comitê de Liberdade de Expressão do Sindicato de Jornalistas do Distrito Federal, Dioclécio Luz, criticou o impresso por ter retirado a representante da foto. Uma moção em repúdio foi assinada por dezenas de entidades que participam do encontro. O jornal explicou que o corte ocorreu no momento de edição da foto. Coisa do santo, photoshop.

80 ANOS DA UFMG
O professor Ronaldo Tadeu Pena comemora no próximo dia 29, os 80 anos da universidade. A solenidade ocorre no Núcleo de Ciências Agrárias do campus Regional, em Montes Claros. Também será lançada a pedra fundamental da Moradia Universitária. O terreno foi doado pela prefeitura.

TADEU

O deputado da Bancada do Norte na ALMG fez menção essa semana em seu programa – “É palavra de Tadeu” - do meu querido avô, Milton Librelon, que morreu em trágico acidente, no dia 19 de dezembro de 2004. Lembrou a data e chamou a atenção para a sinalização no local, onde aconteceu o acidente (cruzamento da José Corrêa Machado com João Chaves).

ELEVADOR
Jornalistas quase viraram notícia nessa sexta. Durante inauguração do Centro de especialidades do HU, o elevador travou com Melissa Mendes, Girleno Alencar e este jornalista, além da assessora do secretário Marcus Pestana. A nova secretária de Saúde também estava no ‘barco’ e acalmou os ‘navegantes’. O drama, que depois virou comédia, demorou nada menos que 20 minutos. Quase, hein Melissa?!?

LULANTE
"Lula ouve com as orelhas, fala com os dentes e enxerga com as pálpebras" (carta publicada nesta semana na Revista Veja).


terça-feira, 14 de agosto de 2007

mudança na comunicação

O jornalista Paulo César Júnior assume, desde terça, a função que estava sendo desempenhada pela jornalista Laura Murta. A também jornalista Laura Murta passa a ter a atribuição de comandar a equipe de jornalistas no contato direto com os órgãos de imprensa da cidade. Em reunião, o secretário de Comunicação, Paulo Ribeiro, adiantou, uma 'reestruturação' da Secom, que inclui a modernização de equipamentos e mobiliário. A nova postura estratégica ainda prevê uma mudança na política de trabalho da Secom que, futuramente, com a intenção de diminuir gastos, promete desfrutar de uma estrutura que lhe permita ter autonomia para a criação de produtos jornalísticos e publicitários, o que excluiria a dependência de serviços de terceiros.

MELINDRES...





Cortado às vésperas da estréia da seleção no Pan-Americano, Ricardinho rompeu o silêncio que mantinha desde a decisão de Bernardinho. Magoado, o levantador, que lança nesta terça-feira a biografia "Levantando a vida, a história de um campeão chamado Ricardinho", revelou que só voltará à equipe verde-amarela se for procurado pelo treinador. - Eu me vejo fora da seleção brasileira. Fui cortado e tenho que respeitar a decisão. Não tive conversa nenhuma. Se o patrão te mandar embora, você vai procurá-lo depois? Ele é o técnico. Então, ele é quem tem que pensar se eu vou ajudar ou não e me ligar. Ele diz que as portas estão abertas, mas fica parecendo slogan. Não tem cabimento eu ligar. Foi uma facada, um rasgo que se abriu - afirma, em entrevista ao jornal "O Dia". (Globo Esporte)

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

SEM DELONGAS...

SEPULTAMENTO
Rodeado de assessores e seguranças, o presidente da República em exercício, José Alencar, demonstrou sinal de abatimento, ontem durante o enterro do engenheiro da Coteminas Fábio Marques Júnior, de 56 anos. A morte trágica de dois dos seus funcionários da Coteminas mexeu com a emoção do presidente que de maneira lenta concedeu entrevista aos jornalistas locais.

MP
Em entrevista coletiva, Alencar reprovou o veto assinalado pelos deputados da Assembléia de Minas. No início da semana, o governador Aécio Neves, em tom passivo, vetou o projeto que limita a atuação do Ministério Público.

ECLIPSE

Marquem aí na agenda: no próximo dia 28 de agosto teremos um eclipse total da Lua que poderá ser acompanhado de todo o Brasil.

DE MARTE
Pode se preparar, em breve você receberá de alguém um e-mail dizendo que Marte está tão próximo da Terra que terá o tamanho de uma lua cheia. Isso vem se repetindo desde 2003, por causa de uma aproximação de Marte. Essa aproximação foi muito grande, a maior em 100 mil anos, mas ficar do tamanho da lua cheia, nem pensar! Agora, todo mês de agosto vem essa papagaiada. "É brincadeira", citando meu animado amigo Tião Prates.

BARRAGEM DE BERIZAL
Chega a coluna informações de que moradores próximo a Barragem de Berizal estão, novamente, a mercê da burocracia que tem atrapalhado o andamento da construção da Barragem. A obra foi iniciada a mais de 10 anos e, apesar dos gastos , não foi concluída. Cobram agilidade dos deputados da região.

PAN, AINDA RENDE
Seleciono aqui alguns episódios marcantes dos jogos. Primeiro: as vaias ao nosso presidente Lula logo na abertura dos jogos. Falar que foi orquestrada, fala sério.. Teve direito a narração do Galvão. Segundo: o cara do taekwondo. A primeira medalha de ouro veio com o cara do taekwondo. E rendeu. Todo mundo falou do cara do taekwondo. O cara do Taekwondo é engajado, esbravejavam. O do Taekwondo é mano da periferia. Pena que Tiago Pereira ganhou 613 medalhas de ouro. Aí, ninguém mais notou o cara do Taekwondo.

INTERNET
Definitivamente a internet é um meio democrático. A exemplo disso cito o lançamento da Playbou da ex-BBB Iris Stefanelli, nesta semana. Em menos de 24 horas as fotos já estavam disponíveis na rede. Elas vazaram, mas isso ninguém comenta. Isso que é democracia!

Jussara Alves Aguiar

A advogada Andréia Thaís com o secretário de
Governo de Minas, Danilo de Castro

POSSE
A jovem advogada montes-clarense Andréia Thaís Figueiredo Costa tomou posse esta semana do cartório da cidade de Ubaí. A solenidade presidida pelo ilustre secretário de governo, Danilo de Castro, aconteceu no Palácio da Liberdade. Em seu discurso, motivou o trabalho dos novos empossados. Cartório deve funcionar a partir da próxima semana.

ARROZ COM PEQUI
Será hoje a tradicional confraternização da jornalista Felicidade Tupubinambá. Em sua sétima edição, o evento este ano terá a renda direcionada para Casa da Imprensa, onde se deseja retomar as obras de construção. Feli, então presidente da Casa, adianta que o Sindicato dos Jornalistas de Minas toma as providencias para transferir à CASA o terreno em definitivo. Para participar do evento e ajudar com a casa, basta adquirir a camiseta do evento. Outras informaçoes pelo telefone (38) 9986-8188. O tradicional prato será oferecido na Chácara Bugarin.

JULGAMENTOS
A pauta de julgamentos para o mês de agosto está bem atrativa. Interessante para os estudantes conhecerem na prática um júri. Os dois últimos julgamentos, Marcos Costela e José Ferreira Bastos, bastante concorridos. Todos queriam ver a excelente atuação do jovem promotor Wesley Leite Vaz que recebeu críticas em outra ocasião.

NOTA DO PROMOTOR
Essa semana um promotor da Comarca de Montes Claros elogiou o veto do governador via pontocom. Elogios a parte, o interessante é que o veto limita a atuação do MP para quase duas mil autoridades, incluindo deputados e vereadores. Na mesma semana, o veto foi derrubado, no dia seguinte pelos nossos representantes na Assembléia.

CORTÊS
Depois de participar diretamente de mais de 300 júris na vara de execuções criminais, o escrevente Elmar Lélis Araújo empresta suas atribuições, agora como escrivão, para a segunda vara de Fazenda Pública. Cordial e acessível às reivindicações da imprensa, agora será encontrado em outra vara menos concorrida.


MAIS NA EDIÇÃO DE SÁBADO (10) DO JORNAL GAZETA NOTE MINEIRA