sábado, 5 de março de 2011

#TerreMoc Montes Claros sente novo tremor


Eram 20h30 quando saia de casa e ouvi o barulho. Parecia mais um trovão. Mas ao perceber que as paredes da casa tremiam e pelos fatos recentes em nossa região, conclui ser um tremor de terra.


O fato foi confirmado pelos moradores que saíram às portas de suas casas para fazer aquele tradicional "fuxico". Por poucos minutos pensei que estivesse no Japão. Aí pensei: Pra onde correr? A quem recorrer? Com proceder? Realmente, não é fácil quando um tremor de terra com significante magnitude na escala Richter atinge tais países, como recentemente aconteceu no Haiti.


Bom, a título de curiosidade, os últimos tremores de terra em Montes Claros não estão tão distantes. Aconteceram em setembro de 2010. Um na tarde de quarta-feira (29), às 13h55min12s com magnitude 2.7 na escala Richter, o segundo aconteceu às 14h35’15’’ com magnitude 2.3. Todos confirmados pelo Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB).

Esse desse sábado (5) não foi confirmado, até o momento, pelo Observatório. É de se esperar. Trovão não foi! Bom, pra não dizer que estou falando besteira, o G1 repercutiu o tremor de hoje em Montes Claros. A cidade mais uma vez virou notícia.

  • Tremor de terra no G1

terça-feira, 1 de março de 2011

Vereadores, Pomponetes e #ForaTadeu

Parece, só parece, que quando você tem poucas notícias em mãos, fica mais fácil de rabiscar as ideias. Pura mentira, diriam. As últimas semanas demonstraram ser bem atípicas e, os casos mais bizarros e trágicos, ganharam destaque na mídia nacional e internacional. Cada dia um caso novo. PM de BH mata bandido que não é bandido, escritor Moacyr Scliar

morre no Rio, PC encontra criminoso que matou secretaria montesclarense em São Paulo, criminalidade crescente em Minas Gerais, Câmara de BH homenageia pomponetes na Câmara de BH, Sandy nova garota-propaganda da cerveja Devassa, Dilma faz omelete no Mais Você e movimento #foratadeu ganhando dimensões políticas.

Mas um fato interessante, não menos importante que os “aliterados” acima, chamou a atenção. Em meio a tantas questões urgentes e tantos serviços que merecem reconhecimento, os vereadores de BH encontraram tempo e disposição para homenagear logo as torcedoras oficiais atleticanas e, como era esperado, causaram polêmica, característica que imaginava ser privativa da Câmara de Montes Claros.

As “meninas” seguem firmes afirmando ser uma justíssima homenagem, igual aquelas que vemos ás quintas à noite na paupérrima TV Câmara. O mais engraçado é que a gracinha

é de honra ao mérito. Que honra, que mérito?

#ForaTadeu

Muito sem graça. Já estão comparando a primeira manifestação #foratadeu com o jogo de Cruzeiro e Atlético: só treino. A segunda será pra valer. Os manifestantes, que ganharam reforço nas últimas semanas, inclusive assessoria de imprensa, lotando nossas caixas com e-mails vagabundos, verão a marcha engrossar. Correligionários do PPS, PT e PP estão se auto convidando para a movimentação.

#abaixodecreto

Líderes de Líbia e Egito foram considerados ditadores por suas ações. Fixar o salário mínimo por decreto não seria ditatorial? O decreto é inconstitucional! Além disso, pode trazer desequilíbrio entre os poderes. Nosso sistema é bicameral ou não? PSDB ficou de entrar com ação de inconstitucionalidade no STF essa semana. Vai feder!

#JornalismoemXeque

“Os jornais em Montes Claros ainda estão no século XV”, disse certa vez um professor do curso de Jornalismo da Funorte. Por não cobrirem e darem o devido espaço à manifestação #foratadeu, a parcialidade, a transparência e a pluralidade da mídia em Montes Claros foi posta à prova.

Entre mortos e feridos, todos se salvaram. Será? No Twitter, sobrou até para jornalistas que, sem culpa, apenas cumprem ordens dos seus editores. Mas o episódio serviu para refletirmos sobre a prática jornalística em nossa região. Para onde foram parar os furos de reportagem, as boas manchetes, as excelentes entrevistas? Jornalistas preguiçosos ou falta de criatividade? A internet nos deixou inertes. A voz do povo não nos interessa mais. A pauta, o entrevistado, a angulação da matéria já está pronta. Papai Google tem tudo na ponta da língua.

Mas a informação, a notícia não estão na boca do povo? Então porque ignorar uma manifestação pacífica, embora política? Nos faz lembrar das Diretas Já. E todo mundo sabe o que deu.

Gostaria muito de não concordar com a frase que abriu esse texto. Apesar de todos os avanços tecnológicos e suas facilidades, ainda fazemos um jornalismo medíocre. Ainda é cedo para mudar essa realidade, mas vou ficando com as exceções!