sexta-feira, 3 de junho de 2011

Talmo Oliveira em boas mãos

Sesi time feminino vôlei (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
Com Dani Lins e Sassá como principais nomes do time feminino do Sesi, técnico será Talmo de Oliveira, que estava à frente do BMG/Montes Claros

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Viagem fascinante pelo mundo da música


Em forma de recital, trabalho acadêmico mostra a pluralidade da música ao longo da história

Musicista Raina Maciel
"Do contraponto ao Tom" é o nome do recital que os acadêmicos do curso de Música da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes apresentam nessa quinta-feira (2) de junho, às 20h, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, prédio 3. A entrada é gratuita.

A apresentação, dos alunos do 5º período, foi produzida pelos alunos do 7º período, como parte das atividades da disciplina “produções artísticas”, ministrada pela professora Fabíola Monção. 

O repertório vai do período renascentista aos dias atuais, passando por gênios da música clássica como o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart até chegar ao brasileiro Antônio Carlos Jobim, um dos criadores da bossa nova. A proposta é fazer uma viagem por diversos  períodos – Barroco, Clássico, Romântico, Impressionismo -, chegando aos dias atuais.
A ponte que os estudantes pretendem traçar da Renascença ao trabalho musical apurado  do compositor carioca tem ligação com o fato de que Tom Jobim é unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.  

No seu passeio pelo mundo da música, o recital contempla outros brasileiros do período contemporâneo, como  Egberto Gismonti, um virtuose da música instrumental popular que se destaca pela capacidade de experimentação e que também enveredou pelo estilo bossa nova.

O trabalho é coordenado pela professora Raiana  Alves Maciel Leal do Carmo, mestra em etnomusicologia. "É uma oportunidade que os acadêmicos têm, dentro da graduação, de excercer a prática musical em conjunto e também de estabelecer o contato com o público", diz Raiana.

* Colaborou Waldo Ferreira

Manifestação contra PL 122 em Brasília



O pastor Silas Malafaia promove nessa quarta-feira  manifestação pacífica contra o PL 122, projeto de lei desarquivado pela senadora Marta Suplicy que criminaliza qualquer ação, opinião ou crítica que venha a ser interpretada como discriminação ou preconceito quanto ao homossexualismo no Brasil. Uma nova mordaça, na verdade


Tal proposta fere a liberdade religiosa e de expressão, direitos garantidos pela Constituição brasileira, expressas no artigo 5º, incisos 4, 6, 8 e 9.


Desde às 15h, líderes, pastores, deputados e senadores da bancada Cristão estão reunidos em frente ao Congresso Nacional em Brasília para protestar contra esse projeto.


Na ocasião, o pastor Silas Malafaia vai protocolar no Senado um abaixo-assinado contra o PL 122.