quinta-feira, 6 de março de 2008

Polêmica

Delegado federal
sugere "Lei Seca"



Durante audiência pública realizada pela Comissão de Justiça da ALMG, na Câmara Municipal, o diretor da Polícia Federal (PF), delegado Marcelo Eduardo Freitas, propôs uma medida meio polêmica, principalmente, para donos de bares e restaurantes da cidade. O delegado sugeriu a implantação da chamada “Lei Seca” em alguns bairros da cidade onde o índice de criminalidade é considerado alto.

O delegado citou o exemplo da cidade paulista de Diadema, onde os crimes violentos foram reduzidos após a implantação da lei. A proposta foi bem aceita entre os colegas de mesa, mas se for aprovada dezenas de estabelecimentos seriam fechados a partir das 22h e a venda de bebidas alcoólicas ficaria proibida. “Na maioria dos crimes, o álcool e as drogas são presenças constantes”, destacou o delegado, que pediu a união de esforços das autoridades policiais para diminuir a criminalidade na cidade.

Polêmica

Delegado federal
sugere "Lei Seca"



Durante a reunião o diretor da Polícia Federal (PF), delegado Marcelo Eduardo Freitas, propôs uma medida meio polêmica, principalmente, para donos de bares e restaurantes da cidade. O delegado sugeriu a implantação da chamada “Lei Seca” em alguns bairros da cidade onde o índice de criminalidade é considerado alto.

O delegado citou o exemplo da cidade paulista de Diadema, onde os crimes violentos foram reduzidos após a implantação da lei. A proposta foi bem aceita entre os colegas de mesa, mas se for aprovada dezenas de estabelecimentos seriam fechados a partir das 22h e a venda de bebidas alcoólicas ficaria proibida. “Na maioria dos crimes, o álcool e as drogas são presenças constantes”, destacou o delegado, que pediu a união de esforços das autoridades policiais para diminuir a criminalidade na cidade.

Turismo

Circuito Serra Geral do Norte de Minas será

certificado pela Secretaria de Turismo


A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais certifica hoje (7), o Circuito Turístico da Serra Geral do Norte de Minas. Com isso, o Estado passa a ter 58 circuitos formatados e 44 certificados. O evento acontecerá às 14h, no Centro de Geração de Renda de Mato Verde, município sede do Circuito Turístico.


São esperados os prefeitos de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, Serranópolis de Minas e Verdelândia, cidades que integram o circuito.

As ações da Secretaria de Estado de Turismo, dentro da política de fortalecimento dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, incluem a implementação, a sensibilização, mobilização, a elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, a roteirização, indo até a promoção do destino turístico.

Atrativos da região

A região do Circuito Turístico da Serra Geral do Norte de Minas possui diversidade de recursos naturais, com serras, vales de rios, cachoeiras, grutas e águas termais (o destaque é Montezuma). Há grande potencial para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ecoturismo e a pratica de esportes de aventura, como trekking, rapel e escalada.

As cidades possuem patrimônios de grande valor histórico e artístico, como igrejas e prédios públicos e residenciais do período colonial.

O segmento do turismo rural também é explorado em alguns municípios do circuito, com a possibilidade de que o turista conheça várias etapas do processo de fabricação de produtos agrícolas como queijo, rapadura, requeijão, quitandas, doces e cachaça, especialmente em Janaúba. (Agência Minas)

quarta-feira, 5 de março de 2008

AINDA, A UNICIRCO


Sem a Unicirco, ator Marcos
Frota volta a Montes Claros

Ator global e produtor de circo, o mineiro de Guaxupé, Marcos Frota, de 52 anos, foi o mestre-de-cerimônias do projeto "Expresso Cidadania", lançado nesta quarta-feira em Montes Claros. Em sua fala de abertura, o ator estimulou os jovens e lançou desafio: "todos nós sonhamos com um Brasil melhor. Para isso, é preciso formar uma nova geração, mais lúcida, mais consciente. Nossa missão é despertar uma atitude nos jovens", afirmou Frota, que é convidado de honra do projeto.

Além de ser visto nas novelas globais, o ator, mineiro de Guaxupé, no Sul de Minas, é o diretor artístico do Grande Circo Popular. Em maio de 2003, Frota anunciou o início das atividades da Universidade Livre do Circo (Unicirco) em Montes Claros, numa parceria com o governo federal. Foram investidos cerca R$ 3 milhões num centro de excelência para a prática das atividades circenses. A Unimontes num primeiro momento abrigou o projeto-piloto, mas o mesmo não caminhou e deixou futuros talentos à mercê da iniciativa. Nem mesmo a lona do circo foi aproveitada.

terça-feira, 4 de março de 2008

SES lança Plano de Enfrentamento
a Aids em Montes Claros

De acordo com o Grupo de Apoio e Prevenção aos Portadores de Aids (Grappa) a média no contágio do vírus HIV é de 1,3 homem para cada mulher

Aberta ontem em Montes Claros a Semana de Valorização da mulher. Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam que ainda está longe para que o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, seja comemorado com alegria pela população feminina. Segundo a SES nos últimos dois anos foram registrados 709 casos de violência sexual em Minas Gerais. As regiões com maiores índices são Triângulo Mineiro e Norte de Minas. O evento acontece em cerca de 25 cidades do estado.

Montes Claros foi escolhida para sediar o I Seminário Estadual de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Mulher e o 2º Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual. De acordo com a coordenadora técnica de referência em violência sexual da (SES), Lélia Inês Teixeira, a escolha foi feita com base nos índices de violência últimos anos. “Nosso objetivo é reduzir a vulnerabilidade as DST e Aids em mulheres, com ações de promoção, prevenção e assistência. Temos que facilitar o acesso aos insumos de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis”, explica.

A programação acontece durante toda a semana e reúne representantes de municípios do Norte de Minas como Grão Mogol, Glaucilâncdia e Bocaiúva. Nos postos de saúde, PSFs e principais avenidas da cidade acontecem campanhas educativas para conscientizar a população.

Situação de alerta

Na principal cidade do Norte de Minas a situação não é nada confortável quando o assunto é atenção a mulher. De acordo com o serviço de atendimento a Vítimas de Violência Sexual, em 2003 foram registrados 97 casos de abuso sexual. No ano passado foram 39 casos. O médico referência no atendimento as vítimas de violência, Hubert Caldeira, revela um dado mais alarmante: 50% dos casos de abuso sexual envolvem crianças.

E a situação para ser mesmo de alerta, segundo o Grupo de Apoio e Prevenção aos Portadores de Aids (Grappa). Em Montes Claros, a média no contágio do vírus HIV era de 25 homens para cada mulher. “Hoje, a média é de 1,3 homem para cada mulher”, explica a vice presidente do Grappa, Núbia Guimarães, que chama a atenção para a importância da discussão em Montes Claros que tem uma população flutuante.

Programação

Durante toda a semana acontecem palestras, grupos de discussão e divulgação do Plano de Enfrentamento da Epidemia nos bairros da cidade, além da zona rural. “Nossa meta é conscientizar principalmente as mulheres sobre os riscos, enfrentamentos. Queremos ampliar o debate sobre sexualidade na população feminina, além dos seus direitos sexuais e constitucionais”, enfatiza a coordenadora do Programa DST/Aids da SES, Raquel Bacarini. (AL)

segunda-feira, 3 de março de 2008

De "Olho" nos bandidos

Montes Claros foi a primeira cidade de Minas a instalar equipamentos para o funcionamento do Programa Olho Vivo. As obras de instalação do sistema serão efetuadas pela empresa Peltier Telecomunicações, que irá, ainda terceirizar parte dos serviços, visando concluir a primeira etapa do projeto em três meses.

As obras de implantação do Programa Olho Vivo, na área central de Montes Claros, foram iniciadas na manhã de segunda-feira (3), na presença do prefeito Athos Avelino e do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Franklin de Paula Silveira.

Ao todo, serão 27 câmaras que terão capacidade de visualizar, nitidamente, objetos portados por suspeitos e identificar placas de veículos a 700 metros de distância. O sistema será implantado através de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, com possibilidade, segundo estatísticas, de redução de até 70% das ocorrências criminosas. (Com informações da Secom/PMMC)