sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

TOUR DA SEMANA

MAMELUQUE
Em reunião da última terça-feira, o vereador Athos Mameluque disparou: “Prefeito tartaruga”.

11 ANOS
Este mês completa-se 11 anos sem a presença do estimado Darcy Ribeiro. A cunhada e confidente Jacy Ribeiro revelou em entrevista esta semana que o antropólogo, além de leitor assíduo, era um aficionado por novelas. “Chegou a escrever uma, mas ninguém entendia sua letra”, disse Jacy.

GASTOS
Vereadores de Montes Claros bem que podiam revelar seus gastos à população. Afinal, gastar 15 mil deve ser muito difícil.

VIDA LONGA
ORKUT

O rádiojornalista Délio Pinheiro segue para mais uma empreitada. Depois de “Não Há rumos, só há rimas”, o escritor de Serranópolis de Minas, com influências de Machado de Assis, Gabriel Garcia Márquez, José Saramago e Guimarães Rosa, prepara mais uma obra.

VIDA LONGA II
Pinheiro, que foi meu colega de faculdade, lançou seu primeiro livro em 2005. Agora, o jornalista pretende lançar mais duas obras. Uma já está engatilhada, “A onça da xícara verde”. Em breve deve lançar também um livro de contos, que já está pronto.

CONFUSÃO
Na quinta-feira a Secom lotou a caixa de e-mail dos jornalistas da cidade. Motivo: a divulgação da agenda do ministro Haddad na cidade. Ao todo foram 5 e-mails. Fora as mensagens de celular. Cada um anunciava um horário diferente. A culpa foi do “cerimonial”........ Do ministro, é claro.

BOULEVARD
A secretaria de Obras de Montes Claros pretende criar um boulevard próximo à Delegacia de Polícia. A idéia é transformar o lugar a exemplo do que foi feito na Sanitária. Por enquanto, só está no papel...

REVITALIZAÇÃO
Por 30 votos a 4, a Câmara Municipal aprovou o projeto de revitalização do Mercado Distrital do Cruzeiro, na Região Centro-Sul da capital. Cerca de 70 comerciantes, presentes à votação, concordaram com os vereadores sobre as intervenções.



FALANDO NISSO...
Quando é que vai sair as tão esperadas revitalizações no Terminal Rodoviário e Mercado Municipal? Os vereadores bem que podiam se engajar mais.

ETERNA APRENDIZ
Marilda de Mesquita relançou ontem livro e CD em Montes Claros. A recepção foi na Cachaçaria do Durães.

CARTOON EM ALTA
O site do jornalista e cartunista Márcio Leite (http://www.cartoonbrazil.com/) foi citado esta semana pelo caderno Info.com na editoria Navegando do jornal Hoje em Dia. O texto fala que o site “é conhecido dos cartunistas brasileiros e internacionais por ser totalmente dedicado a eles”. Pra quem se lembra, no ano passado Leite trouxe em Montes Claros os principais nomes do cartum e charge do Brasil, entre eles o Duke do jornal O Tempo.

- - ESPORTE - -

DETALHES
O uniforme dos jogadores do Real Potosi tirou a atenção de alguns telespectadores da TV Globo. A camisa tinha tantos patrocínios que parecia mais um out door.

CRUZEIRO
Diga o que quiserem sobre o trem azul, que anda nos trilhos certos neste início de ano. O time está jogado em harmonia. Mas que Ramires é a estrela do time isto é inegável. O time está marcando tão bem que os críticos futebolísticos já estão comparando o time com a Argentina. O time está a cara do ex-zagueiro guerreiro e hoje técnico do time celeste, Adilson Batista.

MORENO
O boliviano Marcelo Moreno tem perdido gols que podem definir os rumos de uma partida. Apesar disso, o jogador é incansável. Não é substituído pelo técnico e marca o tempo inteiro, anulando a saída de bola dos times rivais. Contra o Rela Potosi o Moreno teve papel importante.

GUILHERME
Guilherme voltou a marcar. Depois de jejum de 8 jogos balançou as redes, alegrando a massa celeste que loto o campo na última quarta-feira no Mineirão.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Prêmio mundial de Fotografia

World Press Photo premia foto de soldado no Afeganistão

Jurados viram representada na foto a 'exaustão de um homem e de um país'
Uma foto que mostra a exaustão de um soldado americano encostado em um bunker no Afeganistão ganhou o prêmio World Press Photo 2008, um dos mais prestigiados concursos internacionais de fotojornalismo.
A imagem, capturada pelo fotógrafo britânico Tim Hetherington, foi tirada em 16 de setembro de 2007. O bunker foi batizado de "Restrepo", depois que um soldado com esse nome foi morto no local por insurgentes.

Tim Hetherington havia viajado ao Afeganistão para realizar um trabalho para a revista Vanity Fair.

Veja aqui as fotografias premiadas

O soldado que aparece na foto pertence ao segundo batalhão da 503ª infantaria americana, que atua para expulsar militantes no Vale do Korengal, no leste do país.
A região já foi palco de algumas das mais sangrentas batalhas ocorridas entre as tropas americanas e insurgentes do grupo Talebã.

"Esta imagem mostra a exaustão de um homem e a exaustão de uma nação", afirmou o chefe do júri, Gary Knight. "Estados todos conectados a isso. É a imagem de um homem no fim da linha", acrescentou. A competição recebeu neste ano um número recorde de 5019 candidatos de 125 países, um aumento de 12,5% em relação ao ano passado.

Do total de participantes, 59 fotógrafos de 23 nacionalidades foram premiados em dez categorias. Tim Hetherington receberá o prêmio de 10 mil euros em abril, além de uma nova câmera fotográfica. O Brasil participou do concurso com 131 fotografias, mas nenhuma delas foi premiada.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Ensaio Reuters


ENSAIO
Vale a pena conferir um ensaio fotográfico
da agência noticiosa Reuters. As fotos, incomuns,
não são vistas em qualquer jornal ou site.
Confira aqui o ensaio.

Comemoração


COMEMORAÇÃO !?!
A foto foi enviada pelo amigo Raphael Bicalho. É uma placa de “comemoração” de 60 dias de um buraco, localizado na rua Sílvio Teixeira, no bairro São José. Leva os dizeres: "Estou completando 60 dias". Bicalho afirma ter tentado encontrar os moradores que colocaram a placa ao lado da “cratera”. Ninguém foi encontrado. Valeu o registro. O estagiário da TV Câmara sugere aprofundar o assunto e procurar a Esurb para saber quando a operação Tapa-buraco vai vai passar pela rua. ( Fotos Raphael Bicalho)