quinta-feira, 29 de maio de 2008

Grupo de índios é fotografado pela 1ª vez no Acre


Foto GLEISON MIRANDA/FUNAI

Fotografias de um grupo isolado de índios na Amazônia foram divulgadas pela primeira vez por um funcionário da Funai, que sobrevoou a região em uma missão financiada pelo governo do Acre. Veja a galeria de imagens"Resolvi fazer a divulgação porque os mecanismos (para proteger essas populações) não têm servido. Ou a opinião pública entra nisso ou eles vão dançar", disse o organizador da missão e coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental da Funai, José Carlos dos Reis Meirelles Júnior.



O grupo fotografado é o maior dos quatro isolados que existem apenas no Acre. Segundo Meirelles, há registro da presença deles na região desde pelo menos 1910."Não sei nada deles, e a idéia é continuar não sabendo", diz Meirelles.As fotos mostram as malocas do grupo e índios pintados com urucum.



Uma delas registrou o momento que membros do grupo tentam acertar o avião do fotógrafao com flechas."Enquanto eles estiverem nos recebendo a flechadas, e eu já levei uma na cara, estarão bem. O dia que ficarem bonzinhos, já eram...", disse Meirelles.PeruA Survival International, entidade que faz campanha pelos direitos dos índios, estima que haja cerca de 40 grupos indígenas isolados no Brasil (no mundo todo seriam 100).



Meirelles diz que já foi confirmada a existência de mais de 20 grupos isolados mas que dada a extensão da Amazônia, esse número pode de fato chegar a 40.Meirelles, que trabalha na Amazônia desde os anos 70, defende que esses povos sejam deixados como estão, já que escolheram permanecer isolados, mas acredita que as pessoas precisam saber que eles existam e que estão sob forte ameaça."O futuro deles depende da gente, ou a gente preserva as regiões acidentadas (onde eles vivem) que não servem para agricultura, só servem para serem preservadas, ou essa gente vai acabar".


Segundo o especialista da Funai, os índios que vivem na divisa do Acre com o Peru estão ameaçados pelas atividades predatórias na Amazônia peruana, como a exploração ilegal de madeira e a invasão de terras."Tudo que é ilegal que você pode imaginar, acontece na Amazônia peruana.



Do lado brasileiro, a gente consegue isolar, evitar invasões, mas a coisa está pegando do lado de lá (do Peru)."Ele diz ter provas de que pelo menos dois grupos do Peru passaram para a Amazônia brasileira."São pelo menos duas aldeias com 15 ou 20 casas, mas esses daí você não fotografa. Eu já andei a pé por lá, mas quando você sobrevoa, esse pessoal desaparece.""Por mim, eles são bem-vindos, mas o meu medo é que essa migração gere conflito (com outros índios estabelecidos no Brasil)".


Vulnerabilidade


Segundo Meirelles, os índios que vivem na fronteira do Acre com o Peru estão sob ameaça de brancos brasileiros "ainda", mas ressalta que não há como separar os impactos numa área de fronteira."Tudo o que foi feito de ruim com as cabeceiras desse rio, exploração de madeira, petróleo, garimpo, tudo vai parar no Brasil.



Está mais do que na hora de fazer alguma coisa."As fotografias foram divulgadas pela Survival International, que apóia a política da Funai para povos isolados de "nunca fazer o contato, apenas demarcar a área e deixá-los em paz".Meirelles diz que duas terras indígenas já foram demarcadas sem que fosse feito contato, e uma terceira nessa mesma situação está prestes a ser feita.Para a ativista da Survival Fiona Watson, o contato não só violaria os direitos dos índios, já que eles escolheram permanecer isolados, como poderia ser fatal.



Watson cita casos de grupos que tiveram metade da sua população dizimada depois do contato. "Doenças facilmente curáveis para nós podem ser fatais.""Esses povos são únicos. Uma vez que eles desaparececem, desaparecem para sempre" (fonte BBCBRASIL)


quarta-feira, 28 de maio de 2008

Dança das cadeiras

O governador Aécio Neves anunciou, nesta quarta-feira (28/05), a exoneração do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda. Segundo Aécio Neves, a medida será tomada a pedido do próprio secretário. Em seu lugar, interinamente, o secretário-adjunto Raphael Guimarães Andrade assumirá a titularidade da pasta.

O anúncio foi feito em entrevista, durante a solenidade de entrega de 370 novas viaturas para a Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Mineiro, nascido em Leopoldina, Marcio de Lacerda assumiu a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em abril de 2007, em substituição ao ex-secretário Wilson Brumer. Com vasta experiência na área empresarial, principalmente no setor de tecnologia, no período em que ocupou o cargo no Governo de Minas, esteve à frente de negociações de importantes projetos que resultaram em investimentos no Estado.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Compacto dos cinco Ws

Achei interessante. Postei




Esta chamadinha na capa da Folha da edição de terça-feira consegue colocar em três breves linhas todos os "Ws" do jornalismo: quem, o quê, onde, quando e por quê. --Ah, mas não tem o quando, não!! --vão dizer alguns leitores. Essa é uma primazia do jornal diário: só precisa dizer quando se não houver sido ontem. Agora, sim.

Marisa Monte está grávida de três meses de seu segundo filho

Gostei tanto do título desta nota que quis compartilhar com os internautas.




Assessoria da cantora confirma a novidade e diz que 'está tudo bem e todos estão muito felizes'

A cantora Marisa Monte está grávida de três meses de seu segundo filho, segundo confirmou sua assessoria nesta terça-feira, 27. Marisa, que já é mãe de Mano Wladimir, de 5 anos, seu filho com o músico Pedro Bernardes, está "muito feliz", afirmou a assessoria, que não deu mais detalhes sobre o assunto. "Só posso dizer que está tudo bem e que todos estão felizes".

O segundo filho de Marisa é de seu novo namorado, o empresário Diogo Pires Gonçalves. Eles ainda estão em Cannes, na França, onde foram divulgar o documentário O Mistério do Samba durante o festival de cinema que terminou no último domingo, 25. (do Estadão)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Comida vencida no Copacabana Palace


Fiscais do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon-RJ) encontraram nesta segunda-feira produtos vencidos na cozinha de um dos hotéis mais famosos do Rio, o Copacabana Palace, na Zona Sul da cidade.


A fiscalização achou um queijo vencido há duas semanas e um pacote de pão árabe, vencido há um mês. O hotel não recebeu a reportagem.Após o flagrante, os fiscais aplicaram um auto de infração e o hotel pode ser condenado a pagar uma multa que varia de R$ 300 e pode chegar a R$ 5 milhões.


Segundo o coordenador da fiscalização do Procon, Marco Antônio da Silva, o hotel tem dez dias para se defender.“Caso a defesa seja considerada improcedente será aplicada uma multa que varia de 200 a 3 milhões de Ufirs (Unidade Fiscal de Referência)”, explicou.


O Copacabana Palace foi o primeiro hotel a ser fiscalizado em uma operação do Procon que vai vistoriar cerca de 60 hotéis e motéis na Zona Sul, Zona Oeste, região serrana e nos principais pontos turísticos do estado até o final da próxima semana.


O objetivo do Procon é garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e evitar reclamações no próximo mês, quando é comemorado o Dia dos Namorados, em 12 de junho.No período, o coordenador da fiscalização do Procon lembra que tanto hotéis quanto motéis costumam receber o dobro de hóspedes.