quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Correndo na frente



Já perdi a conta de quantas vezes disse, quando ando cheio de afazeres, que estou "correndo atrás". Mas quantas vezes vc já ouviu dizer que quem corre atrás chega em primeiro lugar? Eu, nunca. Pois, é. Parei de correr atrás e agora corro na frente.

Não na frente de ninguém, mas à frente daquilo que eu considerava bom e interessante para a minha vida profissional e até mesmo para a minha família. A não atualização disto aqui não foi por falta de zelo da minha parte. Na verdade, tive muito zelo em decidir não escrever nada durante, posso dizer, essa temporada de 2010. Mas quero voltar com tudo. Afinal, estamos em época de eleições e tem muita coisa acontecendo em nossa cidade, no estado, no Brasil e no mundo. Como jornalista, não poderia me esquivar das minhas próprias percepções sobre o que anda ocorrendo no cosmos!

Bom, para quem não sabe e, talvez não lhe interesse saber sobre o que vou relatar, recentemente voltei ao Telejornalismo. Também comecei a fazer o curso de Direito. Na minha primeira passagem pela TV, tive experiências terríveis, muitas decepções e quem eu achava ser amigo, jogava contra mim. Mas hoje, de volta ao que considero um prazer, já que enxergo o fazer telejornalístico uma paixão e não uma sedução, percebo que apenas o talento, uma carinha bonitinha e ser "legalzinho" não são suficientes.

Não basta ser bom. É preciso ser referência! Sua competência tem que ser, sim, transparente, evidente para os outros. TV é imagem. Você é o que faz, sente, fala, vê, escreve, aponta, sugere. Chega de ser aquele carinha que abaixa a cabeça para tudo o que outros falam. E isso não tem nada haver com ser desrespeitoso, sem humildade. É bom deixar isso claro.


Para ser percebido, é preciso ser referência. Esse é o meu objetivo. E ponto! Não sou do tipo que
usa pessoas para conseguir coisas. Sou do tipo que cresço junto com as pessoas que querem se desenvolver, chegar na frente. Como disse no início do texto, correr na frente não quer dizer passar por cima de outras pessoas para chegar primeiro. Se as pessoas escolhem ser o segundo lugar, jamais escolheria o terceiro lugar. Preciso concluir o texto. Vamos, lá.

Quero dizer que com as novas oportunidades, percebo que posso fazer melhor, ser melhor. Correr na frente. Não sei se vc entendeu isso - não foi um recado, apenas uma expressão -, mas se puder vou fazer tudo diferente e melhor, com a vontade de Deus em primeiro lugar sempre.

Como disse a poetisa Elisa Lucinda em um dos seus melhores textos: "Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final". Eu quero!