quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Folha acertou ou errou?


Polêmica. O jornal de maior circulação do país, Folha de S. Paulo, mereceu chamada especial no site Comuniquese, depois que a secretaria de redação do impresso publicou uma comunicado interno em que os jornalistas e colunistas do veículo devem seguir algumas regras ao usar redes sociais, como Twitter, Orkut e blogs.

A recomendação foi assinada pela editoria executiva. Nela consta, segundo o C-se, que os profissionais não podem assumir opiniões partidárias, sobre qualquer candidato ou campanha.

O comunicado veda também a publicação de conteúdo exclusivo, acessível apenas para assinantes do jornal.

Em entrevista ao site, mantendo o anonimato, alguns jornalistas afirmaram que já esperavam tal decisão da direção do jornal. Disseram ainda que a Folha costuma ser rigorosa com a liberação de seus jornalistas para entrevistas, palestras etc.

Outro lado
A orientação do jornal foi mesmo a mais correta? Os jornalistas que apuram, redigem e editam seus textos não têm poder sobre eles? E as fotografias? Não mereceriam uma chamada em um blog, no twitter para atrair leitores no dia seguinte?

Parece meio contraditório, uma vez que a maioria dos jornais disponibiliza parte de seu conteúdo antes mesmo de a versão impressa circular.

Ainda segundo o texto enviado à redação, eventualmente blogs podem fazer rápida menção para texto publicado no jornal, com remissão para a versão eletrônica da Folha.
Vamos ver no que vai dar. Esse assunto vamos assistir na próxima terça-feira, com Alberto Dines, no Observatório da Imprensa, quando, mais uma vez, não veremos, ouviremos ou leremos os veículos da mesma maneira.

Oi se prepara para entrar no mercado de TVs por assinatura


Com investimentos de cerca de R$ 20 milhões, a operadora de telefonia Oi se prepara para entrar no mercado de TVs. De acordo com matéria do Globo, o projeto Oi TV está praticamente pronto e vai permitir a oferta de serviços convergentes de telefonia, Internet e TV.



Idealizado pelo ex-presidente do Portal IG e consultor de desenvolvimento de estratégias para plataforma multimídia da operadora, Caio Túlio Costa, o projeto foi desenvolvido pela diretoria de Desenvolvimento de Tecnologia e Estratégia.



A empresa já opera serviços de TV por assinatura, mas apenas em algumas localidades. Em 2006, adquiriu a Way TV, concorrente da Net nas cidades mineiras de Poços de Caldas, Uberlândia e Barbacena. No Rio, a Oi possui um projeto experimental de IPTV nos bairros de Ipanema e Leblon.