sábado, 26 de junho de 2010

O Tempo valoriza "pratas da casa"



É de impressionar como, diferentemente de outros jornais do País, O Tempo de Belo Horizonte valoriza os seus profissionais, principalmente aqueles que cobrem a Copa do Mundo, diariamente, na África do Sul. Desde o início da Copa, as imagens que ilustram e acompanham a primeira página e um encarte especial sobre os bastidores da Copa, são dos repórteres fotográficos do próprio jornal. E olha que O Tempo mantém parceria com grandes agências do país e do mundo, mas prima pela eficiência e qualidade de seus profissionais que dão conta do recado com maestria.

É o caso do repórter fotográfico Rodrigo Clemente, que não perde uma oportunidade de clicar lances impressionantes e que são capazes de falar por si. Além disso, ser primeira página nesta temporada não é tarefa fácil, já que pelas terras africanas estão as melhores "lentes" do planeta.

Fica aqui o registro. Parabenizo, especialmente, o editor de fotografia do O Tempo, Leonardo Lara, que tem credibilidade e conduz como nenhum a informação em forma de imagem, traduzindo sensações e levando alegria e leitura de qualidade aos leitores num dos jornais que mais cresce no país.

8 bairros de Montes Claros sem água durante 10 horas


Por causa de uma manobra da Cemig na barragem de Juramento, pelo menos 8 bairros de Montes Claros ficarão sem o fornecimento de água neste domingo (27).

A Cemig fará manutenção nos seus equipamentos no Sistema Rio Verde Grande, onde é feita a captação de água que abastece a população de Montes Claros.

A distribuição será suspensa por 10 horas, de 8h às 18h.

Bairros Afetados: Maracanã, Santos Reis, Delfino, Alto São João, Vila Regina, Edgar Pereira, Planalto e Vilage do Lago

Agenda de secretário adia inauguração de clínica

A Santa Casa de Montes Claros adiou duas vezes a inauguração do Laboratório Santa Casa, prevista para o dia 26 de julho em virtude da "agenda" do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques.

Tomara que o secretário esteja cuidando da saúde no estado, que beira o Caos. Nova data será marcada para a inauguração. De qualquer forma, o Laboratório já está em pleno funcionamento para atender aos
clientes, idependentemente da vinda ou não do secretário, que mais parece presidente.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dunga x Rede Globo


Guerra Fria na imprensa brasileira na cobertura da Copa do Mundo na África do Sul. Onde isso vai parar? O estopim da briga entre Dunga e a imprensa brasileira vem muito antes de a Seleção ir à Copa. Mas o estopim, acredita-se, tenha sido motivado pelos comentários proferidos pelo técnico ao jornalista Alex Escobar. O problema tornou-se um dos pontos delicados da relação da CBF com a emissora carioca e tem sido criticado por patrocinadores e anunciantes.

Em nota enviada na noite de terça-feira (madrugada na África do Sul), a TV Globo confirmou o teor de reportagem publicada pela manhã, na qual revela o teor da discussão de Dunga com o Escobar, no domingo. O motivo teria sido o veto do técnico a entrevistas com jogadores da seleção, combinadas previamente. Alguns sites cogitaram que a tal entrevista seria feita pela jornalista Fátima Bernardes, apresentadora do JN.

A nota reconhece que as entrevistas foram vetadas, mas não diz o que todos sabem, que o autor do veto foi Dunga. Nota foi assinada pela Central Globo de Comunicação (CGC).


Na nota, a emissora afirma que “não houve, em nenhum momento, qualquer combinação de entrevista exclusiva por parte da Rede Globo.”

"Hostilizada abertamente por Dunga, que cortou os privilégios que a emissora sempre teve, a Rede Globo enfrenta um dilema na África do Sul: como reagir ao técnico sem passar a impressão que está torcendo contra a seleção brasileira?", questiona o UolEsporte.

A TV Globo enviou cerca de 300 profissionais para cobrir a Copa, porém na cobertura da seleção brasileira tem sido tratada de maneira igual, diz o UOl.

Editorial

No domingo à noite, o apresentador Tadeu Schmidt leu um breve editorial com críticas ao técnico da seleção. “O técnico Dunga não apresenta nas entrevistas comportamento compatível de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência, usa frases grosseiras e irônicas”.

Diferentemente de outras mídias, o UOLEsporte revelou em uma pequena parte do teor da conversa de Alex Escobar com Tadeu Schmidt: “Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano.
Infelizmente. Valeu, Tadeuzão”.

E se você você o técnico da Seleção? Qual seria sua postura diante da imprensa? Vetaria, concederia entrevista exclusiva a um e deixaria outras emissoras à ver navios. Com certeza, alguém está pisando em ovos na Copa do Mundo da África do Sul.

Os bastidores veremos depois que a Copa terminar, espero que com o Brasil HEXACAMPEÃO.


Senac Montes Claros concederá bolsas de estudo em 7 cursos



Boa iniciativa que deveria ser seguida, no mínimo, pelos vereadores de Montes Claros. O Senac Minas concederá bolsas de estudo para cursos de capacitação em vários municípios do Estado, para famílias de baixa renda.

Divulgação

Sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comecial de M.Claros

Em Montes Claros serão disponibilizados sete cursos. É preciso que os candidatos façam cadastro pela internet (www.mg.senac.br). Os candidatos passarão por um processo seletivo em datas ainda a serem divulgadas.

Cursos que serão destinadas as bolsas:
auxiliar administrativo, auxiliar de pessoal, cabeleireiro, garçon, manicure e pedicure, maquiador e recepcionista de empresas de hospedagem.

Outros detalhes sobre a concessão das bolas pelos telefones 0800 724 4440 ou (38) 3221 4055

Recado para as Lojas Americanas de Montes Claros


Celular com defeito deve ser trocado na loja da venda, na hora - e não pelo fabricante

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, publicou nota técnica determinando a devolução imediata de aparelhos de telefone celular com defeito.

Segundo a nova interpretação do Código de Defesa do Consumidor, os consumidores podem exigir a substituição do produto, a restituição dos valores pagos ou o abatimento do preço num outro aparelho.

O novo entendimento permite que o consumidor exija a troca do aparelho com defeito de fabricação diretamente da loja onde o celular foi comprado, e não tenha que recorrer ao fabricante ou a assistências técnicas, por exemplo.

Relato

Estive na Lojas Americanas (Montes Claros Shopping) no início de maio com o meu celular LG com defeito e, felizmente, consegui reaver meu aparelho, que teve que ser enviado à São Paulo. Voltou consertado. Mas serve de aviso para os demais consumidores ficarem atentos aos seus direitos. Procurem o Procon mais próximo.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sobrevoo sobre cidades de Alagoas, por Henrique Zuba



As imagens foram feitas num sobrevoo sobre as cidades de Alagoas afetadas pelas chuvas, que castigam a região. O autor das belas imagens é o repórter-cinematográfico Henrique Zuba, da TV Globo de Recife-PE. Profissional que tive o prazer de trabalhar durante nossa passagem pela TV Geraes (Afiliada a Rede Minas e TV Cultura).

Repórter relata destruição em cidade alagoana

Gotas de informações


NÃO ME ALCANÇA

Foto: Andrey Librelon

Mais vivo que nunca. Entrevistado pelo jornalista Samuel Nunes do O Norte, o ex-prefeito de Montes Claros, Athos Avelino, afirmou que será, sim, candidato à Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A decisão do TSE de tornar inelegíveis políticos inviabilizados pela aprovação da lei Ficha limpa não o alcança, afirma ele. “Meu advogado Otávio Augusto de Melo Franco disse-me que posso ficar tranquilo. Vou requerer normalmente o registro da minha candidatura”, confirmou ao jornalista. Tudo leva a crer que o ex-prefeito oficializará candidatura no PPS e deve apoiar campanha do governador José Serra.

Athos Avelino foi condenado por utilizar a Semana da Paz, instituída por lei municipal, em benefício político durante as eleições de 2008. Na ocasião, várias bandas se apresentaram, inclusive a Comunidade Nilópolis, do Rio de Janeiro, que conscientemente “cantou a vitória” do ex-prefeito. Pelo visto, Athos Avelino não vai querer contar tão cedo com o apoio dos evangélicos.

MARCHA PRA JESUS


Pelo visto, o evento Gospel terá nova configuração este ano, inclusive nova data. Diferentemente dos anos anteriores, quando os fiéis percorriam as principais ruas da cidade e seguiam para o Parque de Exposições, a Marcha se concentrará nos bairros e continuará no estacionamento da Prefeitura Municipal. Ao CONTRAPAUTA, Célio Moreira, um dos coordenadores do ato gospel, afirmou que mudança se deve especialmente pela Copa do Mundo e pela nova roupagem que a manifestação ganhará.

GRUPO LAFARGE

Confirmou investimento de R$ 18 milhões na unidade de Montes Claros ainda em 2010. As estruturas elétricas e os equipamentos mecânicos serão renovados, além de substituídas peças de moagem e de forno. A capacidade produtiva terá um acréscimo imediato de 135 mil toneladas por ano. O objetivo é otimizar a performance das instalações neste momento em que a estimativa de crescimento do mercado no Brasil é de 6,5%. “Vamos garantir o atendimento à demanda nesta região mineira em que sempre estivemos fortemente presentes”, diz Carlos Magalhães, gerente geral da fábrica de cimento da Lafarge em Montes Claros.

CRESCIMENTO

No último ano, a Lafarge Cimento teve produção recorde, com volume total de 3,5 milhões de toneladas, das quais 708 mil toneladas produzidas em Montes Claros, com a marca líder de vendas no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha.

PENEIRADA

A Funadem prorrogou o período de inscrições para sua peneirada. Os atletas podem se inscrever até o dia 02 de julho. Para os atletas que moram fora da cidade, a inscrição pode ser feita no dia do teste, previsto para o dia 3 de julho, às 12h30, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. A inscrição custará ao atleta R$ 35 que, segundo o clube, será revertida para projeto “Esporte e Cidadania” coordenado pela Funadem. www.funademvolei.com.br. Um dos pré-requisitos é que os atletas tenham idade mínima de 15 anos. Tem cada grandalhão hoje em dia com menos que isso.

1/2 MARATONA

Natural de Grão-Mogol e atleta de ponta do Cruzeiro, o corredor João Ferreira de Lima, o João da Bota, é promessa de presença na 4ª Meia Maratona Aniversário de Montes Claros “José Nardel”, no dia 4 de julho. Estão em jogo R$ 42,8 mil.

PERCURSO - Faltando apenas 10 dias para a Meia Maratona de Montes Claros, a comissão organizadora intensifica os preparativos para que tudo transcorra dentro do programado. A prova terá um percurso de 21,7 quilômetros. A largada será às 8 horas, na Praça dos Jatobás.

ENTRA E SAI

De acordo com a coluna do jornalista Aldeci Xavier, o setor de comunicação da prefeitura de Montes Claros sofrerá baixa importantíssima. O jornalista Fredi Mendes deve deixar a equipe da Ascom. O jornalista afirma que Mendes deve assumir função de coordenador das ações de comunicação do grupo Soebras e poderá ser um dos coordenadores da campanha do deputado Ruy Muniz. Perde a prefeitura, ganha o deputado.

CRIMINOSO, EU?

A PRE descubriu por acaso uma carga roubada com aproximadamente 28 toneladas de cosméticos, na comunidade de Toledo, próximo a Montes Claros. Foi preso Eron Antunes Rocha (40), suspeito de receptação dos produtos roubados. A mercadoria saiu de São Paulo com destino a Fortaleza. O curioso é que a carreta teria sido roubada, foi monitorada, mas logo depois, o veículo "desapareceu" do sistema de monitoramento. A carga foi avaliada em R$ 100 mil. A carreta era monitorada por GPS, que foi desligado na zona rural da cidade. O suspeito que foi preso, lógico, negou participação no crime. Que crime?

PAPELÃO HEIN, RITA

A vereadora Rita Vieira (DEM) aproveitou um projeto que alterava os níveis salariais do legislativo para apresentar emenda que transforma os cargos de assessor legislativo assessor de imprensa e assistente legislativo em cargos de provimento efetivo. A expectativa é que o prefeito Luiz Tadeu Leite vete a emenda, seguindo orientação da Procuradoria Jurídica. O Ministério Público investiga o caso. Concurso que é bom a Câmara não promove, né presida Mameluque?

QUEBRANDO REGRAS

O mais curioso é que a emenda não passou pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça, que geralmente analisa a legalidade dos proejetos e emendas. O presidente é o vereador Alfredo Ramos. A notícia causou frisson na cidade e mereceu até manchete do jornal O Norte, quem primeiro anunciou o fato.

SOLAR DOS SERTÕES

O CAA apresentou, nesta terça-feira (22), o Projeto do Solar dos Sertões, no Casarão, que se encontra em processo de restauração com recursos da Fundação Banco do Brasil. Os investimentos são da ordem de R$ 334.299,98. O custo da restauração foi orçado em R$ 1.832.388,13. A intenção é transformar o casarão num complexo de promoção à cultura. O Solar vai abrigar o Auditório, Empório do sertão, Centro de documentação e historia oral e Biblioteca, Arena para apresentações artísticas e Escritórios do CAA/NM e da Cooperativa Grande Sertão.

SOLAR DOS SERTÕES II

Construído em 1856 pelo então capitão José Rodrigues Prates, o Solar pertenceu inicialmente à sua família até passar à família de José Thomaz de Oliveira, fundador do primeiro Jornal da cidade, o Gazeta do Norte, em 1918. Em 28 de setembro de 1999, o Casarão foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Município e regulamentado pelo Decreto 1761 de 28 de Setembro de 1999. O prédio foi habitado até abril de 2004.

ZONA RURAL E A VIOLÊNCIA

Audiência pública a ser realizada nesta quinta-feira (24) discutirá a Segurança Pública na Zona Rural de Montes Claros. Foram convidados o Secretário Municipal de Defesa Social, Cel. Orlando Walter Camargo, o Delegado Regional de Polícia, José Messias Sales Alves e o Tenente Coronel da Polícia Militar, Reginaldo Lourenço.


Por favor, respeito por acreditarmos em Jesus Cristo




Segundo o artigo 5º da Constituição de 1988, “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. “Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa, convicção filosófica ou política”. O recado acima é para o jornalista Juca Kfouri, que vem perseguindo o jogador evangélico Kaká.

Ontem, durante entrevista coletiva, o jogador deu uma resposta digna de quem está firme em suas convicções cristãs e que deveriam, sim, ser respeitadas e, porque não, seguidas. A entrevista seguia tranquilamente até ele ouvir uma pergunta de André Kfouri, repórter do canal por assinatura ESPN Brasil e filho do polêmico Juca Kfouri.

“Há algum tempo, os canhões do teu pai têm me atingido, não para me criticar por motivos profissionais, mas por causa da minha fé em Jesus Cristo. Do mesmo jeito que respeito o Juca Kfouri como ateu, queria que ele me respeitasse por acreditar em Jesus Cristo. Milhões de pessoas acreditam em Jesus e ele precisa respeitar isso”.

O jornalista Juca Kfouri, pai de André, rebateu o jogador horas depois, em seu blog. “Critico sim o merchandising religioso que ele e outros jogadores da Seleção costumam fazer, tentando nos enfiar suas crenças goela abaixo. Um tal exagero que a Fifa tratou de proibir, depois do que houve na comemoração da Copa das Confederações. Mas não abri bateria alguma contra ele, provavelmente mal assessorado”, escreveu.

Ô, Kfouri. Ninguém está interessado em enfiar crença nenhuma goela abaixo, muito menos em sua goela ácida. A liberdade religiosa é um direito que deve ser respeitado. Dentro ou fora de campo. Essa proibição da FIFA é um ato ditatorial e insano que deve ser combatido!

Caso o Brasil sagre-se hexacampeão, acredito nisso, aí sim você terá que engolir as manifestações religiosas dos jogadores evangélicos goela abaixo, que serão inevitáveis quer você queira ou não.

Vou pagar pra ver.