quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Revista Tempo, já nas bancas

A Revista Tempo mais uma vez sai na frente. Na presente edição, o editor Christiano Lorenzato e sua equipe de jovens jornalistas destaca a população idosa de Montes Claros-MG, com cerca de 43 mil pessoas com mais de 60 anos. A capa traz também a visita polêmica do presidente Lula ao Norte de Minas, em plena campanha eleitoral, e o seu "encontro marcado" com o governador Aécio Neves. E por falar no Governador... Esta semana, Aécio pressionou o PSDB. Segundo informou a Folha, o pretenso candidato quer que os Tucanos sacramente, até dezembro, o nome para entrar na disputa pela Presidência da República. Se a vaga não sair, o que está começando a ser desenhado, Aécio deve mesmo disputar uma vaga no Senado. Pior para Minas Gerais. É de se esperar. Em Montes Claros, os palanques já começam a tomar cara. Mas isso reservamos para depois...

Formação Profissional, já

Esta semana recebi um release de um órgão estadual. Na verdade, uma nota de esclarecimento. O arquivo estava anexado, o que não me permitiu deletá-lo logo de cara. Fui obrigado a baixá-lo e lê-lo,
como faço frequentemente.

Não fosse pelo deslize ortográfico no tratamento dado à "imprensa" - tinha que ser no título, né -, seria mais uma das dezenas de mensagens que recebo diariamente e que iria para a lixeira.

Mas por se tratar de um texto jornalístico, me chamou atenção o fato de não ter havido um correção prévia antes do envio. Pois, é. O e-mail não foi nem mesmo retratado.

O episódio, que podemos chamar de case, ilustra bastante as discussões sobre a importância da exigência do diploma para o exercício profissional. Duvido que um jornalista com formação acadêmica, com uma boa carga cultural e experiência deixaria escapar "uma dessas".

Não estou dizendo que eu ou outro colega não cometeriam a mesma gafe, mas há de se dizer que a formação superior é essencial para se fazer um bom trabalho jornalístico, dar exemplo, ser referência num mercado tão exigente e com patrôes tão mesquinhos e arrogantes.

Felizmente, o arquivo não foi enviado por um jornalista. Menos mal. Mas vale a discussão. Devemos exigir ou não jornalistas formados, compromissados e atentos às novas tecnologias seja nos órgãos públicos ou privados e que saibam, no mínimo, escrever?

Bom para o mercado. Melhor para a sociedade.

Brasileirão 2009

De agora em diante, passo a conferir o Brasileirão a partir da tabela abaixo. O Cruzeiro, time que mais venceu na segunda rodada, espera um deslize dos primeiros colocados (para não falar Atlético).

A algumas rodas do fim do campeonato, muita coisa pode acontecer. O jogo desta quarta-feira (28), no Mineirão, é prova de que o Cruzeiro está mais vivo do que nunca, embora precise de alguns ajustes na zaga e no meio de campo. Imaginem como foi a narração do terceiro gol do Cruzeiro na voz de Alfeu Soares, na Rádio Terra, quando alguns torcedores já deixavam o estádio.

Bom, Palmeiras e São Paulo que se cuidem. Adilson Batista é daqueles que come pelas beiradas. Se eu fosse torcedor do Atlético não "cantava de galo". O Campeonato está em aberto. A raposa pode chegar lá.

Tabela de Andrey

1 - Palmeiras - 54
2 - Atlético-MG - 53
3 - Internacional - 52
4 - São Paulo - 52
5 - Cruzeiro - 51