sexta-feira, 23 de maio de 2008

ELEIÇÕES...

DEFINIÇÕES
A ausência do candidato Jairo Ataíde na série de reuniões realizada pelo Partido Social Cristão (PSC), na última semana, na residência do ex-vereador Kiko Canela, abriu alguns precedentes. Todos os prováveis candidatos marcaram presença. Passaram por um tipo de sabatina. Fizeram exposição de propostas e garantiram novas posturas, a exemplo do deputado estadual Gil Pereira, que almeja ser prefeito há várias.

DEFINIÇÕES 2
O sentimento que pairou na reunião do PSC, partido que depende de algumas definições para escolher seus candidatos à Câmara Municipal, foi de que o ex-prefeito Jairo teria desistido do páreo. Teses e argumentações não faltaram.

EM TEMPO
A luta pela prefeitura de Montes Claros entre os pré-candidatos começou a ficar visível. A previsão dos pretensos candidatos do PSC de que o deputado federal Jairo Ataíde desistiria da corrida foi confirmada. De acordo com a coluna do jornalista Carlos Lindenberg, do Hoje em Dia, assinada pelo editor-adjunto de Política, Adriano Souto, Jairo decidiu abrir mão em favor do deputado estadual Ruy Muniz. A coluna confirma que professor Ruy será o candidato do DEM.

VICE
A coluna traz também que a deputada estadual, Ana Maria (PSDB), esposa de Jairo, apresentou vontade de ser vice do deputado estadual Tadeu Leite (PMDB). A coluna ainda destaca que “todos estão contra a reeleição do prefeito Athos Avelino Pereira (PPS)”. A corrida eleitoral desse ano promete.

NOTÍCIAS POPULARES
Novos “jornais” surgem a cada semana em Montes Claros. Novos empregos aparecem, mas “jornalistas” acabam passando por meros vendedores de anúncio para sustentar o suposto jornal. O pior. No expediente não existe jornalista responsável. Pelo menos não colocam. Além disso, infestam o papel jornal de fotos. Texto, nem mesmo na legenda das imagens.

SECOM
Onde andará o fotógrafo de mão cheia da prefeitura, Fábio Marçal?

SECOM 2
Enquanto isso, na repartição rodeada de jornalistas, a dupla dinâmica Rogeriano Cardoso e Eustáquio Cardoso “matam a pau”. Essa semana só deu eles nas releases...Da secretaria.

APOIO
Durante a inauguração do Museu Regional, essa semana, o reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida, deixou claro que pode servir de apoio, inclusive, na política. Usou o microfone para afirmar que não gostaria de ver o presidente da Câmara, Cori Ribeiro fora das disputas municipais esse ano. O próprio Cori havia confirmado que tiraria o time de campo e não disputaria novamente. É esperar para ver.

53 cidades mineiras não assinaram pacto

Cinqüenta e três cidades mineiras estão fora do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Um ano depois do lançamento oficial do programa, que ficou conhecido como o PAC da Educação, os municípios ainda não fizeram sua adesão ao governo federal, ou seja, não assumiram o compromisso de melhorar a qualidade do ensino da rede pública.

O primeiro balanço anual do PDE, apresentado esta semana, em Brasília, mostrou a participação de um total de 5.445 localidades em todo o país, uma adesão de 98%. Assinar o termo de compromisso com o Ministério da Educação (MEC) é o primeiro passo para que estados e municípios recebam recursos e assistência técnica para o cumprimento das 28 metas do PDE.

Cidades que não aderiram
Aiuruoca, Amparo da Serra, Araújos, Bugre, Buritis, Cachoeira de Pajeú, Cantagalo, Cordislândia, Coronel Xavier Chaves, Córrego Novo, Curvelo, Divisópolis, Dores do Turvo, Espera Feliz, Estrela Dalva, Fama, Ferros, Frei Gaspar, Gameleiras, Grupiara, Guaraciama, Ingaí, Inhaúma, Itabira, Itajubá, Itambé do Mato , Dentro, Itatiaiucu, Lamim, Luisburgo, Manhuaçu, Monsenhor Paulo, Nova Belém, Palmópolis, Pedralva, Pequeri, Prados, Rio Preto, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santana da Vargem, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João da Mata, São José da Lapa, São José do Jacuri, São José do Mantimento, São Pedro dos Ferros, Senador Firmino, Serro, Simão Pereira, Soledade de Minas, Vieiras e Wenceslau Braz.


Fonte: MEC

Gasolina mais barata em BH

O motorista que acordar mais cedo na próxima terça, dia 27, e estiver disposto a enfrentar uma fila poderá abastecer seu automóvel com gasolina pelo valor de R$ 1,411 por litro. É que pelo segundo ano conscecutivo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) abaixa o valor do combustível em dois postos da cidade durante o “Dia da Liberdade Fiscal”.
Nessa data, os brasileiros completam os 148 dias necessários de trabalho no ano para pagar seus impostos e passam a produzir em benefício próprio. (Portal Uai )

terça-feira, 20 de maio de 2008

Eleições municipais: eles estão chegando

Do Tas, mas serve para nós norte-mineiros

Apesar das contínuas declarações de amor à natureza, o homem nasceu para viver em cidades. É fato: gostamos de viver próximos uns dos outros. De preferência em lugares bem cheios de gente para que, paradoxalmente, a nossa individualidade seja preservada.

Ou você nunca morou numa cidadezinha do interior onde o menor espirro é monitorado pela vizinha?Mas as cidades andam muito desconfortáveis, para usar uma palavra caridosa. É cada vez mais difícil morar junto a tantos fios de eletricidade, cabos de TV, canos de água e esgoto e, principalmente, automóveis.

Ah, os automóveis, quem foi o inventor dessa praga mundial? As cidades- outrora recantos tão calmos que provocavam uma onda de bocejos- se transformam em gigantescos monstros devoradores de gente e tempo. Apesar do brilho sedutor da tecnologia e do "prugréssio", cada vez mais, as cidades nos dão uma canseira de matar.

As Eleições Municipais estão chegando. Mais do que escolher um cara ou dúzias de vereadores para cuidar da gente, que tal parar para refletir: o que eu quero para minha cidade? Para onde ela deve ir? Para onde ela deve crescer? Ela deve crescer? Quem efetivamente constrói a cidade? Como mudar o curso da história da minha cidade? Como fazer dela um lugar mais feliz e saudável para viver?

DISPENSA NO PULEIRO DO GALLO