quinta-feira, 6 de março de 2008

Turismo

Circuito Serra Geral do Norte de Minas será

certificado pela Secretaria de Turismo


A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais certifica hoje (7), o Circuito Turístico da Serra Geral do Norte de Minas. Com isso, o Estado passa a ter 58 circuitos formatados e 44 certificados. O evento acontecerá às 14h, no Centro de Geração de Renda de Mato Verde, município sede do Circuito Turístico.


São esperados os prefeitos de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, Serranópolis de Minas e Verdelândia, cidades que integram o circuito.

As ações da Secretaria de Estado de Turismo, dentro da política de fortalecimento dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, incluem a implementação, a sensibilização, mobilização, a elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, a roteirização, indo até a promoção do destino turístico.

Atrativos da região

A região do Circuito Turístico da Serra Geral do Norte de Minas possui diversidade de recursos naturais, com serras, vales de rios, cachoeiras, grutas e águas termais (o destaque é Montezuma). Há grande potencial para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ecoturismo e a pratica de esportes de aventura, como trekking, rapel e escalada.

As cidades possuem patrimônios de grande valor histórico e artístico, como igrejas e prédios públicos e residenciais do período colonial.

O segmento do turismo rural também é explorado em alguns municípios do circuito, com a possibilidade de que o turista conheça várias etapas do processo de fabricação de produtos agrícolas como queijo, rapadura, requeijão, quitandas, doces e cachaça, especialmente em Janaúba. (Agência Minas)

Nenhum comentário: