quinta-feira, 19 de junho de 2008

Brasil não sabe quais laboratórios
guardam o vírus da pólio
Plano da OMS explica que o primeiro passo para evitar que vírus escapassem era realizar um levantamento



SÃO PAULO - O Brasil ainda desconhece o número de laboratórios que trabalham com o vírus da
poliomielite ou que guardam material que possa estar infectado pelo microorganismo. O poliovírus é causador da paralisia infantil, erradicada no Brasil e nas Américas desde 1994, em razão de seguidas campanhas de vacinação, como a que ocorreu no último domingo. Mas a existência de vírus armazenados traz risco de reintrodução da doença, se não forem tomados os devidos cuidados nos laboratórios.

Em 1999, a Assembléia Mundial de Saúde reiterou o compromisso da Organização Mundial da Saúde para erradicar a poliomielite e recomendou a todos os Estados membros, incluindo o Brasil, que empreendessem esforços para a contenção do poliovírus selvagem de laboratórios.

Plano da OMS, finalizado em 2002, explicou que o primeiro passo para evitar que vírus escapassem dos laboratórios era realizar um levantamento de unidades que trabalham diretamente com pesquisas que utilizam o poliovírus, ou que têm amostras guardadas que podem estar contaminadas sem as instituições saberem, como fezes e água de esgoto coletadas para análises até o momento em que havia circulação do vírus nos países.

O poliovírus é transmitido de pessoa para pessoa, pelo contato com secreções ou fezes do doente. Fabiane Leite, de O Estado de S. Paulo

Leia reportagem completa na edição desta sexta-feira, 20, de O
Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: