quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Folha acertou ou errou?


Polêmica. O jornal de maior circulação do país, Folha de S. Paulo, mereceu chamada especial no site Comuniquese, depois que a secretaria de redação do impresso publicou uma comunicado interno em que os jornalistas e colunistas do veículo devem seguir algumas regras ao usar redes sociais, como Twitter, Orkut e blogs.

A recomendação foi assinada pela editoria executiva. Nela consta, segundo o C-se, que os profissionais não podem assumir opiniões partidárias, sobre qualquer candidato ou campanha.

O comunicado veda também a publicação de conteúdo exclusivo, acessível apenas para assinantes do jornal.

Em entrevista ao site, mantendo o anonimato, alguns jornalistas afirmaram que já esperavam tal decisão da direção do jornal. Disseram ainda que a Folha costuma ser rigorosa com a liberação de seus jornalistas para entrevistas, palestras etc.

Outro lado
A orientação do jornal foi mesmo a mais correta? Os jornalistas que apuram, redigem e editam seus textos não têm poder sobre eles? E as fotografias? Não mereceriam uma chamada em um blog, no twitter para atrair leitores no dia seguinte?

Parece meio contraditório, uma vez que a maioria dos jornais disponibiliza parte de seu conteúdo antes mesmo de a versão impressa circular.

Ainda segundo o texto enviado à redação, eventualmente blogs podem fazer rápida menção para texto publicado no jornal, com remissão para a versão eletrônica da Folha.
Vamos ver no que vai dar. Esse assunto vamos assistir na próxima terça-feira, com Alberto Dines, no Observatório da Imprensa, quando, mais uma vez, não veremos, ouviremos ou leremos os veículos da mesma maneira.

Um comentário:

Anônimo disse...

stories druggable gravity taxonomy mandvi nonetheless illustrated excluded privacy francis incensed
semelokertes marchimundui