terça-feira, 10 de novembro de 2009

Apagão nacional atinge, também, Montes Claros

Por alguns minutos, Montes Claros, principal cidade do Norte de Minas, foi surpreendida por um apagão no sistema elétrico do país, que afetou pelo menos dez Estados brasileiros e o Distrito Federal, na noite desta terça-feira. O blecaute aconteceu por volta de 23h.

As informações preliminares dão conta de que o apagão foi causado por uma pane ocorrida na usina hidrelétrica de Itaipu, como informou o Ministério de Minas e Energia. O Paraguai também ficou sem luz.

De acordo com a o Operador Nacional do Sistema (ONS), foram perdidos 17 mil MW de potência, o que equivale à potência geral do Estado de São Paulo. De acordo com o ministério de Minas e Energia, foi um apagão de 14 mil MW, que começou com uma linha de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu e se propagou em efeito dominó por várias regiões. Algumas linhas de abastecimento de Furnas também foram desativadas.

Ainda não se sabe quantos municípios do Norte de Minas ficaram sem energia. As causas ainda são desconhecidas. Nos últimos noticiários de TV, já na madrugada de quarta-feira, a ação de hackers não havia sido descartada.

Em algumas capitais, o problema prejudicou a circulação de veículos devido à falta de funcionamento da sinalização.

A notícia do apagão repercutiu no exterior. O New York Times, um dos maiores jornais do planeta, estende uma foto de Copacabana na primeira página de seu portal.

A região mais afetada foi o Sudeste. Até o final da noite de terça-feira (10), a Cemig não havia se pronunciado sobre o problema. A empresa deve se pronunciar no início da manhã desta quarta-feira.

Nenhum comentário: