sexta-feira, 25 de março de 2011

Faculdade inova com rede social própria

Concedemos a seguinte entrevista recentemente ao jornalista Thiago França, do Zumbido Digital. Leiam e vejam a importância das redes socias numa Instituição de ensino Superior, que acaba de lançar uma rede social própria para os seus acadêmicos.

Por Thiago França

A cada dia aumenta o número de perfis corporativos nas redes sociais. As empresas apostam na comunicação digital para relacionar-se melhor com seus clientes e prospects e conquistar seu espaço na web. Os empresários realmente não podem perder tempo, afinal, segundo o Instiuto Nielsen, 86% dos brasileiros que tem acesso à internet possuem perfis nasredes sociais.

Em Montes Claros, as Faculdades Santo Agostinho são um case de sucesso do uso da internet como meio de comunicação. Desde sua fundação em 2002, a faculdade atua na web com o objetivo de estreitar o contato com seu público. E para reforçar essa ideia, foi criada uma rede social interna, a FasaSocial, desenvolvida pelos setores de Comunicação e Marketing e Tecnologia da Informação da instituição.

Segundo o assessor de Comunicação da faculdade, Andrey Librelon, “a FasaSocial é considerada um projeto precursor no Brasil e funciona como uma rede social convencional, porém agrega informações do dia-a-dia do alunos, com notas, frequência, etc.; e oferece espaço para realização de fóruns de discussão entre os professores”.

A Fasa atua também nas principais redes sociais: Twitter, Orkut, YouTube e Flickr. “Pelo Twitter, sorteamos bolsas de estudos, inscrições gratuitas para o vestibular, além de tweetarmos notícias em primeira mão para os alunos”. Librelon adianta que já planeja a criação de um perfil no Facebook e um blog dinâmico e jovem.

Por que fazer marketing digital?

Andrey destaca a importância em trabalhar no ambiente on-line. “É fundamental atuar na web, pois você consegue um diálogo diferenciadoque os meios convencionais – impresso, rádio e TV. [Além disso], a maioria das buscas hoje é feita pela web. E quem não está lá, está fora”.

Num mundo onde a tecnologia faz parte do dia-a-dia das pessoas como algo essencial para sua “sobrevivência”, as empresas de todos os ramos precisam estar atentas às diversas oportunidades disponíveis aos seus negócios.

As mídias sociais são uma febre em todo o planeta, isso é inegável, porém é preciso ir além dos bate-papos com seus clientes no Twitter, é preciso usar aquilo que dizem para melhorar o que a empresa é no “mundo real”.

Andrey ressalta que a educação não pode ficar de fora das novas tecnologias e que ferramentas como o Twitter ajudam a instituição a perceber como está sua audiência perante seu público. “Temos bons exemplos de comentários postados no microblog que ajudaram a melhorar nossos serviços internos. É uma ferramenta fantástica para a troca de informações”.

E a sua empresa, que ações tem feito na web? Se você é, ou quer ser, umempresário de sucesso deve aproveitar os recursos que a internet oferece. Veja neste artigo porque presença digital não é uma opção e, sim, uma realidade.

Texto publicado no http://zumbidodigital.com.br/

Nenhum comentário: