sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Sem muita novidade

SUPERIORES VETADAS
O Ministério da Educação (MEC) vetou nesta quarta-feira (27) a abertura de 31 cursos superiores no país. As instituições de ensino afetadas pretendiam lançar graduações nas áreas de licenciatura, engenharia, pedagogia, enfermagem, ciências da computação, nutrição e teologia, comunicações, entre outras.

ENFERMAGEM
Uma delas, em Montes Claros, pretendia oferecer 200 vagas em bacharelado no curso de enfermagem, nos turnos diurno e noturno. Também foi vetada pelo Mec. As instituições afetadas estão nas páginas 15 e 16 do Diário Oficial da União de quarta-feira.. Os cursos aparecem nas portarias 136 e 137.

QUEDA
Com a violência em alta a Polícia Militar pretende reduzir o índice de crimes violentos. Em setembro de 2007 as estatísticas apontaram crescimento de 9,26%. De janeiro até o final de fevereiro foi registrada uma leve queda de 1,8%. O comandante Heli não está satisfeito. Quer alcançar os 6,36%.

NOTA 10
De acordo com o Programa Cidadão Nota 10, do Idene, no último Censo realizado em 2000, o índice de analfabetismo em Montes Claros foi de 26%. Patis apresentou o maior índice, segundo o programa. Foram 33%.

JUIZ
“A polícia prende e a Justiça solta. A justiça só cumpre a lei”, alfinetou o juiz da vara de execuções criminais, Isaías Caldeira Veloso, durante discussão sobre os números da violência no auditório da ACI, na última quinta-feira.

VARAS
Todo o dia vai aparecer um crime diferente. Há quem discorde da proposta de criação de varas especializadas para combater crimes contra a vida.

FILHO DE QUEM
Vamos ter que pedir DNA para saber de quem é a criança. O programa Minha Casa, anunciado esta semana pelo prefeito, também foi alvo de parlamento do vereador Ademar Bicalho. O povo quer saber se o filho é dele ou da municipalidade?

SEM LUZ
O hospital da cidade de Francisco Sá ficou às escuras esta semana. Segundo fontes do próprio hospital, funcionários se esbarraram nos corredores usando apenas luz de velas. Ninguém confirmou, mas as más línguas dizem quem o fornecimento de energia foi interrompido por “falta de pagamento”. Não é a primeira vez que acontece, Ramom.

ARQUITETURA
Lotes vagos, lugares que antes nunca tinham sido valorizados dão espaço para pequenos edificações em. A falta de apartamentos e casas para alugar na cidade têm gerado boa grana para quem tinha um lote esquecido lá na periferia.

ARQUITETURA 2
A procura por aluguéis é tão grande que as imobiliárias estão com lista de espera para atender os clientes.

PRESENÇA
A presença do Príncipe Harry no front mexeu com o Afeganistão. As afegãs, em especial, estão enlouquecidas. Desde a última caminhada de Aldo Pereira pela praça doutor Carlos não se via nada igual.

CONTOS DE AMELINA
Depois de degustar um saboroso pão de queijo com aroma de pequi, durante o lançamento da 18ª Festa nacional do Pequi, nada melhor do que receber um convite da simpática escritora e contista Amelina Chaves. Ela, que já escreveu a biografia de João Chaves e outros livros importantes para a cultura local, lança no próximo dia 6 de março, no Automóvel Clube, seu mais novo livro de contos.

ESCRITORES
Quem entro na disputa pelo delicioso suco de tamarindo, no lançamento da Festa do Pequi, no Centro Cultural, foi o historiador Dário Teixeira Cotrim. Insistiu vária vezes para que este jornalista experimentasse o suco extraído de um fruto do cerrado. Não resisti!

IMPRENSA
Já está no ar o blog Imprensa Brasileira 200 anos, veiculado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) para debater o bicentenário da mídia nacional. Realizado pela Comissão Especial dos 200 anos do Correio Braziliense e o Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre, a ferramenta se refere ao veículo, editado em Londres pelo gaúcho Hipólito da Costa, como a consolidação da imprensa nacional.

BONS VELHINHOS
Os velhinhos de São Paulo e do Rio estão excitadíssimos. Bingo clandestino é muito mais gostoso! Com um pouco de sorte, dá até para sair no ‘Jornal Nacional’.

EXPEDIÇÃO


As imagens em P&B do fotógrafo Aurélio Fabiano, expedicionário de primeira viagem, ganha destaque entre as demais cenas registradas na exposição, no Centro Cultural, da III Expedição Caminhos dos Geraes. O fotógrafo foi um dos únicos, senão o único, a fazer seus registros a maneira antiga. (Foto/Andrey Librelon)

SEPARAÇÃO
A cantora Sandy está decidida. Está pensando em se casar este ano. Nada mais natural para quem acaba de se separar do irmão.

Nenhum comentário: