terça-feira, 10 de junho de 2008

Montes Claros eleita a cidade mais dinâmica de Minas

São Paulo - A pesquisa feita pelo conceituado jornal Gazeta Mercantil constatou a melhoria da qualidade de vida da população a partir dos investimentos feitos pela Prefeitura Municipal em áreas importantes e a elevação da auto-estima dos montes-clarenses, com a implantação de farmácias populares, SAMU-192, Restaurante Popular, Lei do Ecocrédito, programas habitacionais, ampliação do Programa de Saúde na Família, com a construção de Unidades de Saúde, asfaltamento em todas as vias de acessos da cidade e vários quilômetros de ruas, avanços na educação e um conjunto de medidas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.

Nesta segunda-feira, o prefeito , Athos Avelino, recebeu, em São Paulo, o prêmio de cidade mais dinâmica do estado. O levantamento foi feito pela consultoria Florenzano Marketing com exclusividade para o veículo, que publicou os resultados no Atlas do Mercado Brasileiro 2008.

Avelino recebeu o troféu de Nelson Rocco, editor de finanças da Gazeta Mercantil. O prefeito compareceu à cerimônia acompanhado do presidente da Regional Norte da Fiemg, Ariovaldo Melo, e executivos de empresas da região.

“Esse prêmio é um reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido na região. Não posso deixar de compartilhar a honra com os parceiros da administração pública e da iniciativa privada,” afirmou Athos Avelino.

Os índices de potencial de consumo levantados pela Florenzano Marketing mostram a participação de cada estado – e principais municípios – no consumo do país. Foram avaliados os investimentos públicos e privados, além de indicadores de consumo de 46 produtos e serviços.

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, enviou correspondência, parabenizando o prefeito pelo prêmio. Aécio disse que seu empenho à frente da Prefeitura “da querida Montes Claros, com brilhantismo e competência, com certeza, foi o indicador para a merecida homenagem”.

A distinção levou em conta índices que comprovam desenvolvimento da cidade acima da média brasileira, tendo em vista as ações fomentadoras do progresso adotadas pelo sistema de Governança Solidária, implementado pela atual administração.

“O prêmio eleva o nome de Minas Gerais no cenário nacional e mostra que o município de Montes Claros deve servir como exemplo para outras cidades”, frisou o governador.
O dinamismo de Montes Claros foi comprovado através de resultado de pesquisa sobre o perfil socioeconômico de todos os estados em mapas enriquecidos com dados sobre infra-estrutura, educação, saúde e comércio exterior, além de outros indicadores.


Entre eles, itens como consumo de produtos e serviços, com informações detalhadas sobre renda de famílias; informações bancárias; bens de consumo; materiais de construção; aquisição e reforma imóveis; de veículos; cultura; serviço de saúde e turismo.

Um levantamento sobre o potencial de consumo dos 300 maiores municípios do Brasil, com informações detalhadas em 46 categorias de produtos e serviços, foi feito pelo Gazeta Mercantil. Montes Claros saiu na frente com diversos pontos positivos, mostrando uma ótima fase de desenvolvimento ordenado.

Representantes de diversos segmentos da sociedade organizada também destacaram a importância da comenda recebida pela Prefeitura. Entre eles, os presidentes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), Geraldo Drumond; do Sindicato do Comercio Varejista de Montes Claros, Humberto de Souza Lima; do presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros, Osanan Gonçalves dos Santos e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Cimento de Montes Claros, Eraldo Ferreira da Silva, também diretor regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Entre os fatores que resultaram no destaque de Montes Claros como o município mais dinâmico de Minas estão as parcerias com as iniciativas privadas e públicas, que resultaram em empreendimentos como a Usina de Biodiesel e os maciços investimentos federais na cidade, beneficiando a construção civil e alavancado obras de infra-estrutura, como a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Usina de Biodiesel, urbanização de córregos, construção de grandes avenidas, entre outras. (Com informações da Secom)

Nenhum comentário: