sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A VEZ DOS BLOGS

Textos, fotos, vídeos bizarros, idéias um tanto quanto malucas e avassaladoras. Partidários, a - partidários, inovadores, tradicionais. Tudo isso está na internet, mais especificamente nos blogs. O novo jeito de deixar clara as opiniões, percepções sobre o mundo, sobre a vida particular ou cotidiana se estabeleceu há 10 anos na internet. Quem detinha um blog era diferente, pra frente. Hoje são mais de 133 milhões de blogs no mundo.

No início, muitos questionaram sua credibilidade (até hoje) pela sua facilidade de criação e exposição. Lembro-me do blog do jornalista Ricardo Noblat (Blogdonoblat), que certa vez pautou os grandes jornais do País ao revelar evidências do esquema do mensalão, em 2005.
Os blogs não se transformaram apenas mais numerosos e insossos, mas cheios de conteúdos e idéias. O exemplo do Noblat é o exemplo mais claro sobre isso. Deixou de figurar entre milhares para ser espelho. Virou notícia.

Com a facilidade, gratuidade e rapidez os blogs saem mais em conta. Hoje, gasta-se burros de dinheiro para se construir um site do seu gosto. Um site bem feito exige-se estudo, técnica e avaliação de viabilidade.

Um blog, não. Precisa ter nome, amplitude. Ser conciso. A credibilidade ganha-se com o tempo. A febre dos blogs, principalmente no meio jornalístico, vem da liberdade de expressão suprimida na mídia. Na blogosfera pode-se falar o que quer de tal político, como ele age nos bastidores de uma campanha eleitoral e tal. Na contramão da democracia, pode-se transformar numa ação viral, como aconteceu nas últimas eleições em Montes Claros, quando as caixas de e-mails ficaram lotadas de spans eleitorais.

Mas num universo tão gigantesco, como distinguir os milhões de blogs poucos inspirados daqueles que você nunca mais vai conseguir viver sem ler. Na edição do dia 15 de novembro, a revista “Época” listou 80 blogs mais acessados, do ponto de vista cultural, político da ciência e tecnologia. 50 deles são brasileiros, 20 internacionais.
A lista não é mais um ranking, mas serve de agulha magnética para facilitar a vida de internautas que desejam ingressar na blogosfera.


------------------

CONTRAPAUTA INDICA
Seguem alguns blogs interessantes que, permitam-me, são considerados os mais bacanas da atualidade.

http://www.drpepper.com.br/
http://www.efetividade.net/
http://www.irmaosbrain.com/
http://www.hipopotamozine.com/
http://www.tedouumdado.virgula.com.br/
http://www.fazcaber.com.br/

Um comentário:

Leonardo Camacho disse...

Bom texto, amigo.

Att,

Leo

www.inspiracaoparanegocios.com.br