sábado, 17 de outubro de 2009

Olho no lance.. éééé


Fifa quer banir paradinha do futebol

Os goleiros que o digam no momento do pênalti. Eles sofrem só de tentar adivinhar em qual canto os caras batem a bola. No livro de regras da Fifa existe uma parte de perguntas e respostas. Uma das questões é se pode haver o “fingimento” do batedor de pênalti.

A resposta é bem clara: sim. Mas como assim se o recurso futebolístico é unilateral. Quer dizer que beneficia apenas o cobrador. Não estou certo?

Em termos gerais, trata-se do seguinte: o jogador corre para a bola, mas não a chuta de imediato. Espera o goleiro cair para um lado e, só então, mira no lado oposto. A chance de defesa é praticamente zero.

Numa recente entrevista, o comentarista e ex-árbitro brasileiro, José Roberto Wright diz apoiar a tal da paradinha. Writ diz acreditar que é um recurso válido na execução de uma penalidade contra o infrator. “Tirar a paradinha seria beneficiar o infrator que fez a falta. Se você impede do cobrador fazer a jogada, estará dando mais uma chance para o infrator de defender o pênalti”, defende.

Se bem que os arqueiros têm a vantagem de se movimentar de baixo da trave. O grande problema é que eles não se mexem, o que poderia deixar o batedor nervoso no momento da cobrança. “E agora”, perguntariam para si mesmos. Mesmo assim eu discordo. A regra não é tão clara.

Contrariando os bons entendedores dando apoio a minha teste, a Fifa quer banir a paradinha do futebol. Não porque a criação tenha sido creditada ao ilustre brasileiro do milésimo gol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, mas porque pode ser considerada irregular.

É de se esperar.
(Ilustração - Veja.com.br)

Participe da enquete no canto esquerdo do blog. Dê sua opinião sobre o assunto.

Nenhum comentário: