quarta-feira, 7 de abril de 2010

Manifestações pelo Dia do Jornalista






Casa da Imprensa

A CASA DA IMPRENSA DO NORTE DE MINAS congratula-se com seus representados por ocasião do Dia do Jornalista. Apesar das dificuldades, da precarização da profissão em decorrência da desobrigatoriedade do diploma, o compromisso com a verdade e com o interesse público prevalecem.

Aproveito a oportunidade para conclamá-los para a desafiadora tarefa de construção da nossa casa. O projeto está sendo liberado pela Secretaria Municipal de Planejamento, devendo seguir para liberação do CREA.

Só então estaremos partindo para uma grande campanha, para a qual todos serão chamados. Os primeiros contatos estão sendo mantidos com a PACTUM ENGENHARIA por apresentar, até agora, a parceria mais vantajosa.

Convido a todos para acessarem o site www.casadaimprensa.com.br de onde poderão acompanhar todos os passos deste processo, sugerir e dar colaboração. Solicito ainda que todos cadastrem-se neste site. É da maior importância conhecermos quantos somos, quantas pessoas trabalham na imprensa. Princípio básico para organização de qualquer categoria.

Por fim lembro a necessidade da sindicalização. Só assim estaremos garantindo a interiorização das ações do SJPMG.

Um grande abraço

Diretoria da Casa da Imprensa do Norte de Minas

Felicidade Tupinamba

Aldeci Xavier

Nagila Almeida

-----

Ricardo Freitas

(Editor da TV Geraes)


A
proveito a oportunidade para parabenizar também aos companheiros dos jornais, emissoras de rádio e tevê, blogs, sites, estudantes e professores de jornalismo e, claro, os assessores de comunicação de empresas e órgãos públicos que, não podem nunca se esquecer de que são também jornalistas.

Minha vontade era presentear a todos nós com uma panela Tramontina para fazer jus ao infeliz e mal informado STF, em especial ao ministro Gilmar Mendes, que nos transformou em cozinheiros. Se não fosse um prato tão indigesto, esse inimigo do profissionalismo no trato da notícia cairia bem dentro da panela de pressão em que nos meteu.

A situação hoje só tende a se agravar. Profissionais mal pagos, trabalhando sem condições humanas ideais, sem equipamentos necessários para o exercício da profissão; não raro, tendo como chefes sujeitos que não têm a mínima noção do que venha a ser notícia! Não raro, sendo obrigado (por questões de sobrevivência) a suportar agressões verbais de "coronéis" perdidos no tempo e no espaço, mas abalizados pela teia impiedosa da troca de favores, verbas e sobrenomes tecida pelas aranhas que infestam os corredores da justiça (com e sem mandados) e da política (com e sem mandatos).

Hoje é dia de comemorar o fato de que essa gente ainda não matou tesão pela notícia honesta, bem feita, bem apuirada e redigida, que sobrevive em pontos isolados de algumas redações deste país.

Basta de jornais que se transformaram em panfletos dos próprios donos, sejam eles políticos, religiosos, empresários ou até mesmo "jornalistas". Basta de assessores que ganham a vida como puxa-sacos. Basta de engajadinhos com e NBA´s e mestrados em teorias da conspiração. Basta de emissores de televisão, como a Inter TV, que não têm o JORNALISMO e o JORNALISTA como base de trabalho e investimentos.

Abram as carteiras e procurem, caros colegas: cadê os salário?
Vale mesmo a pena ganhar esmola pra puxar saco de valentões?

Abram os jornais, liguem a tv e procurem, caros colegas:
Cadê a notícia, gente?

-----

Cíntia Andrade

Montes Claros - MG

Aos meus amigos jornalistas; "HOJE É DIA DO JORNALISTA, PARABÉNS PELO DIA DE VOCÊS!". Que Deus abençoe muito o trabalho de vocês!

Com carinho.


----

Assessoria Regional de comunicação e Promoção

Institucional da CODEVASF em Minas


“Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte.”

Gabriel Garcia Marquez


Ao ensejo do dia do jornalista receba nosos cumprimentos e nossa admiração.


Nenhum comentário: