quarta-feira, 23 de julho de 2008

Google descarta ataque hacker em ‘apagão’ do Orkut

Diretor da empresa afirma que problema registrado na segunda-feira foi interno.‘Órfãos’, internautas foram a blogs e ao Twitter para reclamar do problema

O Google descarta a possibilidade de um ataque externo, realizado por hackers, ter causado problemas no site de relacionamentos Orkut na tarde desta segunda-feira (21). “Ainda não identificamos a causa do problema e, para isso, estamos fazendo um diagnóstico completo. Mas já sabemos que foi uma questão interna”, afirmou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.


Segundo o executivo, o comportamento atípico do site já foi normalizado. Apesar disso, alguns internautas ainda encontram instabilidade ou não conseguem acessar suas páginas.
Depois de os internautas relatarem estranhezas na tarde de segunda (veja aqui algumas dessas reclamações), o serviço passou por uma manutenção “não-periódica” – esse termo indica que ela não havia sido programada. Durante o período de “apagão”, um texto na página inicial informava que seria possível acessar o site novamente entre 24 horas e 48 horas.


Como conseqüência do problema, Ximenes afirma que as mudanças realizadas pelos internautas em seus perfis na segunda-feira podem ser invalidadas. Assim, é provável que as alterações tenham de ser feitas novamente. A empresa pode divulgar ainda nesta terça uma nota explicando detalhes sobre a pane no serviço de redes sociais.

AgitoLogo que começaram a notar a indisponibilidade da página, os usuários correram para outros sites — blogs e Twitter, por exemplo — para reclamar do problema. As manifestações também foram muitas quando a rede voltou: alguns comemoraram, enquanto outros criticaram quem não sabe viver sem Orkut.

Nenhum comentário: