quinta-feira, 20 de maio de 2010

Demissões no Hoje em Dia expõe precarização da profissão

Reproduzo aqui, na íntegra, texto do blog da Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas Gerais, cuja abordagem diz respeito à demissão de jornalistas, como o Carlos Lindenberg, grande conhecido dos colegas do norte de Minas, na semana passada pelo jornal. Segue o texto...

"A exemplo do que acontece cotidianamente em todos os cantos do país, mais uma vez a mão pesada do arbítrio e da voracidade patronal desaba sobre jornalistas mineiros. Na tarde do dia 14 passado, foram sumária e grosseiramente demitidos do jornalHoje em Dia os companheiros Carlos Lindenberg, Rogério Perez, Eduardo Murta, Maria Eugênia Lages, Oridana Panicalli e Tarcísio Duarte, que exerciam cargos de chefia na redação do veículo, onde trabalhavam há cerca de vinte anos.


O motivo alegado para as demissões foi o de sempre: a hipotética necessidade de adequação do veículo às exigências do mercado, para tornar o Hoje em Dia mais competitivo e assim aumentar o número de vendas do impresso. Foi o que afirmou o novo diretor-presidente do jornal, Sidney da Silva Costa, na tentativa de afastar o clima de apreensão e insegurança instalado na redação com o desligamento destes antigos companheiros.

De fato, as mudanças ocorridas no Hoje em Dia e a proposta de trabalho apresentada pela nova chefia de redação – cujo eixo é o aumento da produtividade, do lucro –, expõem a precarização das relações de trabalho dos jornalistas. Se de um lado está o interesse dos patrões de aumentar seus dividendos, do outro está a necessidade de investimento em infra-estrutura, tecnologia e pessoal para que estes objetivos sejam alcançados.

Entretanto, na lógica patronal, o meio mais fácil e rápido para aumentar seus lucros é o aprofundamento da exploração sob a classe trabalhadora. É por essa razão que a Oposição Sindical dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais propõe que a diretoria do Hoje em Dia assine já um termo aditivo garantido a estabilidade dos jornalistas durante este período de transição, enquanto amplia o número de profissionais na redação, cria um plano de cargos e salários, aumenta sua frota de veículos, números de celulares disponíveis aos repórteres e investe em tecnologia da informação, para que as novas exigências da empresa sejam atendidas sem que sejam sacrificados os direitos dos trabalhadores da notícia".

Em nota, a direção do Jornal afirmou que Carlos Lindenberg não perderá seu vínculo com o HOJE EM DIA, já que manterá a sua coluna diária na editoria de Política.

Nenhum comentário: