quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dunga x Rede Globo


Guerra Fria na imprensa brasileira na cobertura da Copa do Mundo na África do Sul. Onde isso vai parar? O estopim da briga entre Dunga e a imprensa brasileira vem muito antes de a Seleção ir à Copa. Mas o estopim, acredita-se, tenha sido motivado pelos comentários proferidos pelo técnico ao jornalista Alex Escobar. O problema tornou-se um dos pontos delicados da relação da CBF com a emissora carioca e tem sido criticado por patrocinadores e anunciantes.

Em nota enviada na noite de terça-feira (madrugada na África do Sul), a TV Globo confirmou o teor de reportagem publicada pela manhã, na qual revela o teor da discussão de Dunga com o Escobar, no domingo. O motivo teria sido o veto do técnico a entrevistas com jogadores da seleção, combinadas previamente. Alguns sites cogitaram que a tal entrevista seria feita pela jornalista Fátima Bernardes, apresentadora do JN.

A nota reconhece que as entrevistas foram vetadas, mas não diz o que todos sabem, que o autor do veto foi Dunga. Nota foi assinada pela Central Globo de Comunicação (CGC).


Na nota, a emissora afirma que “não houve, em nenhum momento, qualquer combinação de entrevista exclusiva por parte da Rede Globo.”

"Hostilizada abertamente por Dunga, que cortou os privilégios que a emissora sempre teve, a Rede Globo enfrenta um dilema na África do Sul: como reagir ao técnico sem passar a impressão que está torcendo contra a seleção brasileira?", questiona o UolEsporte.

A TV Globo enviou cerca de 300 profissionais para cobrir a Copa, porém na cobertura da seleção brasileira tem sido tratada de maneira igual, diz o UOl.

Editorial

No domingo à noite, o apresentador Tadeu Schmidt leu um breve editorial com críticas ao técnico da seleção. “O técnico Dunga não apresenta nas entrevistas comportamento compatível de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência, usa frases grosseiras e irônicas”.

Diferentemente de outras mídias, o UOLEsporte revelou em uma pequena parte do teor da conversa de Alex Escobar com Tadeu Schmidt: “Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano.
Infelizmente. Valeu, Tadeuzão”.

E se você você o técnico da Seleção? Qual seria sua postura diante da imprensa? Vetaria, concederia entrevista exclusiva a um e deixaria outras emissoras à ver navios. Com certeza, alguém está pisando em ovos na Copa do Mundo da África do Sul.

Os bastidores veremos depois que a Copa terminar, espero que com o Brasil HEXACAMPEÃO.


Um comentário:

Regis disse...

A questão é que a Globo tem esse ar de "toda poderosa" e "exclusiva".
Há a liberdade de imprensa na constituição, mas espera aí: Dunga não é obrigado a dar essas "exclusivas" para aumentar ibope da emissora, intensão que é justificada pela velha frase "nosso compromisso é levar o melhor para os telespectadores". Independente de ser técnico, se é a vontade dele não prestar as tais "exclusivas" (uma postura egoísta e elitista da Globo), ele tem todo o direito de negar. Agora, espero que Dunga cumpra seu papel de cidadão e faça valer o seu direito de resposta, diante as críticas "globais". Ele é o técnico, o fracaso ou não da seleção pesará em seus ombros e, como se não bastasse, tem que aguentar piti de impressa que adora colocar o dedo onde não é chamado. Independente do sucesso ou não da seleção, Dunga, você tem o meu respeito por causa da sua postura firme, apesar de não ser polida. Já é hora de colocar ordem na casa!