sexta-feira, 28 de maio de 2010

Jornalistas do Mato Grosso conseguem piso salarial após 15 anos

Após 15 anos de luta, os jornalistas de Mato Grosso conquistaram um piso salarial para a categoria. O acordo foi firmando entre o Sindicato dos Jornalistas (Sindjor-MT) e os principais veículos do estado: TV Cidade, Grupo Folha do Estado, Grupo Diário de Cuiabá e Grupo Gazeta de Comunicação.

Apesar da conquista, o valor de R$ 1.380 é considerado baixo pelo sindicato. "O valor está muito aquém do que a gente queria", avalia a Secretária-Geral do Sindjor, Márcia Raquel de Oliveira.

Por outro lado, Márcia comemorou o acordo e ressaltou que o piso será o mesmo na capital, Cuiabá, e no interior do estado.

"As empresas queriam um piso menor para quem trabalha no interior. Mas quem é jornalista faz o mesmo trabalho, independente de ser de Cuiabá ou não", diz.

O acordo também definiu que a partir do segundo ano de contrato, os profissionais terão um reajuste de 5,4% (INPC) e mais 1% para cada ano de trabalho.

Montes Claros

E em Montes Claros? Quando os jornalistas terão um piso salarial digno? Na verdade, a pergunta é: há mobilização pra isso? Vejam a situação dos professores. Os caras peitam o governo do estado, fazem greve e não temem por isso. Os camaradas são unidos.

A dica para os formados é: estudem para concursos, se não tem veia pra coisa, na pior das hipóteses, tentem outra carreira ou montem o próprio negócio. É a melhor maneira de se dar bem. Muitos colegas já vislubram bons salários com suas ideias. Se for pra depender de mobilização, por aqui, vamos esperar 500 anos e não 15 como os mato-grossenses.

Com informações do C-se


Nenhum comentário: