terça-feira, 15 de junho de 2010

JORNAIS TRADUZEM EXPECTATIVA DA ESTREIA

Jovem, moderno, chamativo, atrativo e bastante colorido, o Jornal O Tempo tem traduzido o que de melhor o jornalismo mineiro tem feito nos últimos 10 anos. Seguindo a expectativa dos jornais mundiais e, principalmente, dos leitores, O Tempo de hoje dedica metade de sua primeira página para evocar a estreia da seleção Canarinho na Copa do Mundo. A foto do maestro Kaká, com o vermelho das arquibancadas ao fundo, traduz a responsabilidade transmitida pela imprensa ao jogador, que enfrentará hoje a fechada seleção da Coreia do Norte. A foto e o BG laranja, com a torcida da Holanda também calhou bem. O jornal também deu destaque ao reajuste de 41% aos professores.

Tradicional como sempre, contudo bastante arrojado, o Estadão dá destaque ao bom entrosamento dos jogadores brasileiros, com uma foto pan que demonstra o que o jogo de hoje deverá ser com muita energia, bom futebol e show de Kaká, Robinho e Luis Fabiano.

Com um design sempre arrojado, desde a saída de Ricardo Noblat, que iniciou a radicalização na linha editorial do jornal, o CB traz na primeira página o sentimento nacional de ser brasileiro. Impecável. Uma sacada sensacional do editor de fotografia. Numa capa dessas é que a gente percebe como ainda dá para se fazer um bom jornalismo planejado. Com certeza, essa foto não foi feita de um dia para outro, mas já estava na mente do editor. O repórter fotográfico foi simplesmente perfeito.

Seguindo a mesma linha do CB, não é à toa que pertencem aos Associados, o Estado de Minas traz na edição desta terça-feira uma primeira página bastante equilibrada. Cores quentes não faltaram, como o amarelo. Não fosse a manchete que deve ter assustado alguns professores e servidores da educação, a primeira página do EM hoje seria somente Copa do Mundo. Só um detalhe, apesar de acreditar que a fotografia jornalística deva ser valorizada, a imagem que acompanha a chamada poderia ter sido menor. Mas estamos em clima de Copa. Vale tudo para chamara a atenção do leitor.



Nenhum comentário: