sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morre, aos 87, o polêmico escritor português José Saramago


Divulgação

o escritor português josé saramago / foto custódio coimbra

Morreu nesta sexta-feira, por volta das 8h (horário de Brasília-DF) o escritor português e Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago. Saramago estava em sua casa, na ilha espanhola de Lanzarote. Ele tinha 87 anos e, segundo as primeiras informações cedidas por familiares, passou mal após o café da manhã e morreu pouco depois. Ele estava em casa, na companhia da mulher, a jornalista espanhola Pilar Del Río.

Saramago é considerado um dos pilares da literatura contemporânea; é autor de obras que atingiram reconhecimento mundial, como "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A jangada de pedra" e "Memorial do convento". Sua obra "Ensaio sobre a cegueira" foi levada aos cinemas pelo brasileiro Fernando Meirelles ( veja o trailer do filme ) e o filme se tornou um sucesso mundial. Em 1998, sua prosa inventiva, a estética rigorosa e a constante preocupação social o fizeram merecer o Prêmio Nobel de Literatura.

O escritor publicou no final de 2009 seu último romance, "Caim", um olhar irônico sobre o Velho Testamento. O livro foi muito criticado pela Igreja.


Com informações de O Globo

Nenhum comentário: